Rondônia
Em Guajará-Mirim, formatura marca passagem de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar
Rondônia
Em Guajará-Mirim, uma formatura realizada na sexta-feira (4), marcou a passagem do Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM). A major PM Michelly da Silva Mendes, passou o comando ao capitão PM Jefferson Wesley Adorno de Oliveira, durante solenidade realizada no palanque da unidade militar, localizado a Avenida Princesa Isabel, Bairro 10 de Abril. O ato foi marcado com a participação da Banda Musical do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Exército Brasileiro.
“O comando é a mais nobre missão que pode ser atribuída a um militar. É hora de dizer um até logo”, disse a major Michelly da Silva Mendes.
O evento militar foi prestigiado pelo comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha. Na ocasião ele explicou que a passagem de comando é ato natural, comum, ordinário e necessário para forjar a carreira de um oficial, especialmente a carreira daquele preparado para o longo da sua carreira comandar, dirigir e chefiar organizações policiais militares, o qual, durante esse tempo estará angariando conhecimento e competências necessárias para cada nova missão a ser confiada.
“A presença da Polícia Militar é essencial para proporcionar a sensação de segurança, e essa sensação se faz diuturnamente com a presença do policiamento ostensivo nas ruas, impedindo que o crime ocorra, de maneira a restabelecer a tranquilidade e ordem pública”, pontuou o comandante-geral.
Coronel Padilha destacou ainda que: “Ao comando do 6º Batalhão de Infantaria de Selva, o comandante tenente coronel Leriche Albuquerque Barros, sempre que necessário esteve a ombrear com o efetivo da Polícia Militar, contribuindo de maneira eficaz com a segurança do município de Guajará-Mirim”.
Além da tropa do 6º BPM, estiveram presentes à solenidade de passagem de comando, alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X, autoridades militares, civis e eclesiásticas.
NOVO COMANDANTE
Jefferson Wesley Adorno de Oliveira, é natural de Barra do Garças (MT). Ingressou na Corporação no ano de 2006 na graduação de soldado PM; após a conclusão do Curso de Formação Básica Policial Militar (CFBPM), permaneceu na graduação por três anos.
Em 2009 ingressou no 1º Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO/PM). Possui Bacharelado em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), sendo declarado aspirante a oficial no ano de 2011 após término do referido curso.
Além dos cursos de Formação Básica de Policial Militar e Curso de Formação de Oficiais, dentre outros é possuidor dos seguintes cursos: instrutor de tiro; de Técnicas Policiais em Dupla; Curso de Unidades Especializadas em Fronteira, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional; Piloto e Tripulante de Embarcações Oficiais, pela Marinha do Brasil; Patrulhamento Tático Móvel (Patamo); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Policiamento Especializado em Fronteiras, realizado pelo Grupo Especial de Policiamento de Fronteiras (Gefron) no Estado do Mato Grosso.
Durante a carreira militar exerceu as seguintes funções: Subcomandante da 4ª Cia/2º BPM – São Miguel do Guaporé (2012-2013); Força Nacional de Segurança Pública – atuando no Distrito Federal, Mato grosso do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia (2013-2014).
Se destacou na função de chefe da Seção Logística responsável pela Copa do Mundo de 2014; chefe da Seção Operacional e Seção Logística do 7º BPM em Ariquemes em 2015; comandante do PATAMO 7º BPM em Ariquemes em 2016; comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 7º BPM em Ariquemes em2017; comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 10º BPM em Rolim de Moura em 2018; chefe da Seção de Pessoal e Seção Operacional do 10º BPM em Rolim de Moura em 2019; Subcomandante do 7º BPM em Ariquemes (2019 a 2020) e comandante da 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 8º BPM em- Machadinho d’Oeste (2021 a 2022).
Das condecorações que foi agraciado, destacam-se: Medalha do Mérito da Força Nacional; Medalha Dedicação Policial Militar, Medalha do Mérito Legislativo e Medalha do Mérito Policial Militar.
Capitão PM Jefferson Wesley Adorno de Oliveira, foi promovido ao posto de capitão no dia 21 de agosto de 2018. Ao ser designado para assumir o Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim. Na época, exercia a função de comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Machadinho d’Oeste.
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil7 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Rondônia6 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro