Rondônia
Estudantes de Rondônia recebem ações de conscientização ambiental e prevenção aos incêndios florestais
Rondônia
Com o objetivo de conscientizar estudantes sobre questões ambientais, com ênfase em temas como incêndios florestais, recursos hídricos e resíduos sólidos, o governo de Rondônia está promovendo uma série de ações educativas entre os dias 1º e 4 de outubro, em escolas estaduais nas cidades de Cujubim, Alto Paraíso, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari.
As atividades, organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), visam sensibilizar os jovens, fomentando uma cultura de preservação ambiental com impactos a longo prazo. A expectativa é que as ações resultem em mudanças significativas no comportamento dos alunos, levando-os a adotarem atitudes mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
Durante as palestras, os alunos recebem orientações sobre a importância da preservação ambiental, com destaque para o Decreto n° 29.428, de 28 de agosto de 2024, que suspende o uso de fogo em Rondônia. A medida visa reduzir os danos causados pelos incêndios florestais, em sua maioria criminosos, e conscientizar os jovens sobre práticas sustentáveis e a importância de proteger os recursos naturais. Além disso, os professores das escolas estão recebendo materiais informativos alusivos às campanhas promovidas pela Sedam, que serão usados para ampliar o alcance da conscientização, disseminando o conteúdo entre os demais alunos e incentivando práticas mais conscientes nas comunidades escolares.
CONSCIENTIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE
A relevância da ação e a necessidade de engajar os jovens na preservação ambiental é destacada pelo governo de Rondônia através das atividades. A conscientização começa nas escolas e os jovens são essenciais à promoção de futuro sustentável.
A campanha vai muito além da teoria; preparando uma nova geração mais responsável com o meio ambiente.
A coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, reforçou o impacto das atividades nas escolas. “O objetivo é plantar uma semente de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente entre os estudantes. Estamos oferecendo ferramentas para que eles compreendam a importância de preservar os recursos naturais e evitem práticas como incêndios florestais, que têm consequências devastadoras à biodiversidade”, ressaltou.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância do trabalho de educação ambiental voltado à orientação, como forma de conscientizar a sociedade. “As escolas são ambientes estratégicos para a difusão do conhecimento. Ao levar essas informações aos jovens e distribuir materiais para os professores, estamos multiplicando o alcance da conscientização ambiental em todo o estado.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Destaques das ações do governo de RO de 6 a 10 de janeiro de 2025
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
TJ RO3 dias atrás
TJRO adere à plataforma para servidores e magistrados utilizarem serviços de saúde, exercícios e terapia online