Agronegócio
Gestor em agronegócio formado pela Faculdade CNA é aprovado em mestrado
Agronegócio
Brasília (11/02/2022) – O gestor em Agronegócio Leosmar Tavares, formado pela Faculdade CNA em 2018, enxergou um futuro promissor quando concluiu o curso em Brasília. Logo ele buscou novas oportunidades e colhe os frutos do seu esforço.
Agora, ele foi aprovado no mestrado profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, uma das mais tradicionais e respeitadas para quem busca trabalhar no setor.
Leosmar revela que a afinidade com a área de assistência técnica e extensão rural o motivou a buscar a uma vaga no mestrado. “Vou pesquisar o fortalecimento de organizações socioprodutivas e de comercialização da produção rural com o uso de novas tecnologias”.
A aprovação no mestrado é resultado do empenho e dedicação de Leosmar aliado ao apoio da Faculdade CNA, que realiza um programa de acompanhamento de ex-alunos.
“A Faculdade CNA tem um canal aberto para o atendimento dos egressos voltado à inserção no mercado de trabalho e acadêmico. No caso do Leosmar, orientamos no desenvolvimento do pré-projeto de seleção do mestrado até os principais pontos que poderiam ser abordados na etapa de entrevista”, explica o coordenador de Educação a Distância da Faculdade CNA, Alberto Santos.
Trajetória profissional – A busca por melhores oportunidades fez Leosmar deixar o município de Carolina (MA) para Brasília. Na capital federal ele cursou o Ensino Médio e depois estudou na Faculdade CNA, quando teve a oportunidade de estagiar na área de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Em seguida, cursou graduação em Agronomia e participou de projetos de pesquisa na Embrapa, em Planaltina (DF) na área de fertilidade e química do solo do Cerrado.
Hoje, ele atua como chefe de Divisão de Soluções Tecnológicas para o Agronegócio, no Departamento de Apoio à Inovação Agropecuária (DIAGRO) do Ministério da Agricultura.
“A minha vida mudou completamente desde que conheci o sistema CNA/Senar. Foi em um ambiente com relação saudável e professores capacitados que passei a pensar como profissional. Tenho a responsabilidade de contribuir para o aumento da eficiência produtiva e sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, por meio da aplicação de técnicas de gestão, comercialização e de incorporação de novas tecnologias”, enfatiza.
Inscrições abertas – A Faculdade CNA está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 23 de fevereiro para os cursos superiores a distância em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos.
Saiba mais no site: www.faculdadecna.edu.br
Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
Agronegócio
MS dá prazo para declaração da área plantada de soja
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro próximo para declarar as áreas plantadas com soja da safra 2024/25. A obrigatoriedade foi reforçada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que destacou a importância do cadastro no combate à ferrugem asiática, a principal ameaça à cultura da soja no Brasil.
Neste ciclo, a área plantada com soja no estado deve crescer 6,8% em comparação à safra anterior, alcançando 4,501 milhões de hectares, de acordo com dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare, com expectativa de produção total de 13,977 milhões de toneladas, baseada na média dos últimos cinco anos.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou a gravidade da ferrugem asiática, que pode causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou Ingold. A medida também complementa o calendário fitossanitário e o período de vazio sanitário, ambos essenciais para prevenir a propagação da doença.
A semeadura da soja no Mato Grosso do Sul teve início em 16 de setembro e segue até 31 de dezembro, respeitando o calendário estabelecido para garantir a sanidade da lavoura. Esse planejamento permite que os produtores mantenham altos índices de produtividade e reduzam os riscos de perdas causadas por pragas e doenças.
O cadastro da área plantada não é apenas uma exigência burocrática, mas também uma ferramenta estratégica para o agronegócio de Mato Grosso do Sul. Além de contribuir para a proteção das lavouras, ele permite um monitoramento mais eficiente por parte das autoridades e fortalece o setor como um todo. Os agricultores interessados podem realizar a declaração de forma simples e gratuita no site da Iagro.
Com o crescimento na área plantada e perspectivas positivas para a produção, o estado reafirma sua relevância no cenário nacional e internacional da soja. A colaboração entre produtores e entidades é essencial para manter a competitividade e enfrentar os desafios do setor.
Para fazer sua declaração clique aqui
Fonte: Pensar Agro
-
Esporte6 dias atrás
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
-
Esporte6 dias atrás
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
-
Rondônia6 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Rondônia5 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Rondônia5 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Autorizado plantio em fazenda embargada pelo Ibama no Matopiba
-
Rondônia5 dias atrás
Decreto regulamenta calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
-
Rondônia6 dias atrás
Calcário dolomítico é entregue pelo governo de RO a produtores rurais e comunidade indígena da região da Zona da Mata