Rondônia
Governo de RO investe em capacitação de agentes para patrulha em ambientes rurais
Rondônia
Com o objetivo de capacitar agentes da segurança pública a lidar com os desafios das operações em zonas rurais. o governo de Rondônia deu início na segunda-feira (4), em Porto Velho, ao Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, A formação segue até o dia 23 de novembro, e visa preparar os profissionais para situações de alta complexidade que demandam conhecimento técnico e tático especializado.
Com o aumento dos crimes organizados no país, incluindo ações ousadas conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”, que afetam especialmente regiões do campo, o governo de Rondônia intensificou o investimento na capacitação técnica dos policiais. O curso foca em técnicas específicas de patrulhamento e abordagem em ambientes rurais, o que é essencial para combater delitos que muitas vezes se deslocam das cidades para áreas rurais de difícil acesso.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da ação para garantir segurança nas áreas mais remotas do estado. “Sabemos que o crime organizado tem se especializado e avançado para áreas antes pouco afetadas, como o ambiente rural. O estado tem trabalhado para equipar e capacitar os policiais para que possam responder a esses desafios com a técnica e eficiência necessária.”
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, o curso integra uma política de formação contínua para os agentes, alinhada com o empenho do governo em combater a criminalidade em todas as regiões do estado. O patrulhamento em ambiente rural exige uma doutrina de segurança que priorize tanto a eficácia quanto a segurança dos profissionais envolvidos. “A especialização é fundamental para evitar que os agentes se exponham a riscos desnecessários. O ambiente rural apresenta desafios próprios, como a localização difícil e a dispersão das áreas de atuação. Com o treinamento adequado, os policiais poderão fazer um trabalho preventivo e combativo, garantindo mais segurança tanto para eles quanto para população”, ressaltou.
SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
O curso abrange uma série de disciplinas voltadas para prevenção e repressão de crimes em zonas rurais e visa capacitar os policiais para identificar e aplicar as melhores práticas em cada situação. Além disso, busca conscientizar os agentes sobre a importância da formação continuada, garantindo que Rondônia se mantenha à frente no combate à criminalidade.
Com o objetivo de desenvolver habilidades específicas para atuação em operações rurais, o curso visa capacitar os policiais a avaliar situações e adotarem procedimentos seguros e eficientes, além de preparar o efetivo para responder com eficiência aos crimes de alta complexidade. A formação também funcionará como base para o treinamento de novos agentes, promovendo uma uniformização das práticas e doutrinas no patrulhamento rural.
Com o Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, Rondônia dá mais um passo importante no fortalecimento de políticas de segurança pública, adaptando-se às novas modalidades de crime e garantindo que, mesmo nas áreas mais afastadas os cidadãos estejam protegidos pela atuação eficiente de um corpo policial bem preparado e comprometido com a segurança de todos.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil6 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio6 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Rondônia6 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro