Rondônia
Governo de Rondônia realiza ação para conscientização sobre doenças no Espaço Alternativo
Rondônia
Como forma de aproveitar o feriado de carnaval com segurança e saúde, o Governo de Rondônia realizou na tarde da última sexta-feira, 25, uma ação com atendimento médico gratuito para a população de Porto Velho. Entre as atividades foram realizados testes para detecção de covid-19; Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV); Sífilis e Hepatite (B e C).
O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contou com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) [fornecedora dos insumos], Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e Sindicato Nacional (Asfoc).
Maria das Graças, de 62 anos, que ficou sabendo da ação através de uma amiga, realizou a testagem de covid-19 após ter alguns sintomas da doença.
“ Eu já tive covid-19 e comecei a sentir os mesmos sintomas, então resolvi realizar a testagem por segurança. Mesmo tendo consciência que tomei as três doses da vacina é importante continuarmos nos cuidando. Essa ação está sendo uma maravilha, teste rápido e de graça”, relatou Maria.
Além dos testes, estandes foram montados, onde profissionais se disponibilizaram para conscientização sobre doenças como dengue, zika vírus e chikungunya que são transmitidas pelo mosquito do Aedes aegypti.
O diretor da Fiocruz, Jansen Fernandes explicou a importância do projeto para a população da Capital.
“Essa ação já vem acontecendo em outros municípios do Estado e agora, aqui em Porto Velho. Achamos interessante fazer nesse período que antecede o carnaval pois, nesse momento normalmente acontece muita aglomeração. Por esse motivo é importante detectar possíveis doenças para conscientizar e isolar essas pessoas”, disse o diretor.
O secretário de saúde, Fernando Máximo destacou a participação da população na ação.
“Tivemos a ideia de realizar a ação no Espaço Alternativo, pelo fato de ser um lugar bem visitado na cidade. Com isso 639 pessoas participaram da testagem, um número considerado bom, apesar da chuva que tivemos na cidade”, finalizou Máximo.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Brasil4 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia4 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia4 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
-
Agronegócio4 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio4 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Polícia3 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas