Rondônia

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas, em Ji-Paraná seguem até o dia 22

Rondônia

Ensino itinerante leva capacitação profissional para todas as regiões de Rondônia, ofertando conhecimento para quem busca atualizar o currículo

O ensino itinerante tem uma importante função na democratização da qualificação da mão de obra em Rondônia. Nesse sentindo, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) lança mais um cronograma de cursos na Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas, no município de Ji-Paraná. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de novembro, por meio do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-motocicleta-jiparana-ro-inscricoes-ate-22-11/.

A capacitação na unidade flexível itinerante de Mecânica de Motocicletas abre novas oportunidades aos concluintes, que saem credenciado para conseguir uma vaga de emprego ou abrir o próprio negócio. O profissional da área é habilitado para planejar atividades dentro de um plano de manutenção preventiva e corretiva, entre outros conhecimentos necessários para construção de uma carreira de sucesso.

NOVAS OPORTUNIDADES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes está motivando jovens em início de carreira e trabalhadores já na ativa, na busca de novas oportunidades, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local e da economia rondoniense, com empresas que contam com trabalhadores qualificados.

Raiane Nascimento Figueiredo Ribeiro, 19 anos, que mora no Bairro Nova Esperança, em Porto Velho, sonha com a faculdade de Direito ou Farmácia, mas está fazendo o Curso Técnico em Marketing, por se tratar de uma área moderna, cujo conhecimento pode ser utilizado em diversas áreas. “Entre os conhecimentos que adquiri, destaco o conteúdo sobre informática em mídias digitais, por ser um assunto muito atual”, enfatizou.

Viabilizar cursos focados na atualidade é uma das metas do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, segundo a presidente da instituição, Adir Josefa de Oliveira. “Quanto mais capacitado o trabalhador estiver, mais chances terá de vencer os desafios que surgem a cada dia, com as rápidas transformações verificadas diante do avanço tecnológico e agilidade da informação”, acentuou.

CURSOS OFERTADOS 

  • Mecânica de Motocicletas Inicial
  • Injeção Eletrônica

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA