Rondônia

Laboratório Móvel reforça ensino de ciências e aprendizagem na escola Carmem Ione, em Ariquemes

Rondônia

Cada laboratório é composto por itens como microscópio, torso, esqueleto, vidrarias, reagentes químicos, entre outros, que facilitarão a aprendizagem

Adquiridos pelo governo de Rondônia, os Laboratórios Didáticos Móveis (LDM) são uma das ferramentas mais utilizadas no ensino de ciências das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Os estudantes do 6º ao 9º ano da EEEFM Carmem Ione de Araujo, vivenciaram na prática os conteúdos aprendidos nos livros didáticos, estimulando a interação e aprendizagem dos alunos. As atividades na escola aconteceram no dia 5 de setembro, em Ariquemes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os Laboratórios Móveis garantem a aprendizagem prática por meio da experimentação, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular. “Com a ferramenta, o governo favorece o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para construção do conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo”, ressaltou.

De acordo com a professora de ciências da natureza do 6º ano, Adriana Rodrigues de Assis, com a utilização do LDM, a receptividade dos alunos com os temas propostos é muito boa. “O uso do Laboratório Móvel na escola, permite que os alunos explorem e façam descobertas por meio de experimentação; incentivando a curiosidade, autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas à medida que os alunos testam hipóteses e observam os resultados, promovendo assim, o trabalho em equipe, colaboração e habilidade de se comunicar efetivamente com os colegas”, destacou.

Os componentes ficam montados em um carrinho com rodas, permitindo que o equipamento seja transportado entre as escolas ou salas.

Aulas práticas têm criado um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo

O diretor da escola Carmem Ione, Anderson Rodrigues Moreira, salientou a receptividade e motivação dos estudantes nas aulas práticas de ciências da natureza e parabenizou aos professores, Luiz Denardin, Adriana Rodrigues de Assis e Daiane Iecker dos Santos pela condução das atividades realizadas na unidade de ensino. “As aulas práticas têm criado um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos se sentem motivados, curiosos, e muitas vezes mais conectados com o conteúdo. Esses sentimentos positivos contribuem para um aprendizado mais profundo e duradouro.”

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini evidenciou a mobilidade do equipamento, que pode transitar entre as salas de aula de maneira completa ou apenas com os materiais necessários, possibilitando que professores trabalhem, simultaneamente, os seus projetos pedagógicos, tornando as aulas mais atraentes. “Com a utilização do LDM, os estudantes estão aplicando teorias e conceitos aprendidos nas aulas em situações práticas, estimulando a interação e aprendizagem ativa dos mesmos, e assim solidificando o entendimento sobre os temas e verificação na prática das consequências esperadas.”

Laboratório possui microscópio, torso, esqueleto, vidrarias, reagentes químicos, entre outros

LABORATÓRIO MÓVEL

Cada laboratório é composto por itens como microscópio, torso, esqueleto, vidrarias, reagentes químicos, entre outros, que facilitam a aprendizagem e contribuem pedagogicamente para o desenvolvimento dos estudantes nos componentes curriculares de ciências (anos finais do ensino fundamental) e biologia, física e química (ensino médio), com vistas à articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Publicados

em

As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.

Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

  • Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
  • Higienizar as mãos
  • Cobrir boca e nariz sempre que tossir
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Em caso de sintomas gripais, usar máscara

IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA