Política

Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Política

O evento marcou o debate sobre políticas públicas e dos desafios enfrentados para as famílias dos autistas.

O deputado estadual Léo Moraes realizou nesta segunda-feira (02), uma sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento marcou o debate sobre políticas públicas e dos desafios enfrentados para as famílias dos autistas.

“Sempre fiz a defesa do tema na prática, criando a Lei que obriga a inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autistas em placas e avisos de atendimentos prioritários. Com isso, queremos conscientizar a população sobre o autismo, sensibilizando e fomentando a discussão sobre o assunto.” Explicou o parlamentar.

O deputado também apresentou dados onde apontam que o transtorno atinge cerca de dois milhões de pessoas no país, com algumas características específicas como dificuldade na comunicação, socialização e atenção.

Participaram da sessão solene pais, professores, representantes de associações e amigos de autistas. Ao usar a tribuna, o médico Pauzanes de Carvalho elogiou a iniciativa do deputado e frisou que “o aumento do espectro chama atenção, pois há 60 anos a incidência de autismo era de um para cada 10 mil e nas últimas estatísticas americanas a incidência é de um para 86 pessoas. Esses números estão aumentando de forma inexplicável. Por isso, precisamos ampliar cada vez mais o quadro de atendimento a essas pessoas e famílias.”

“Como mãe do Gabriel, sei o quanto a Associação de Pais e Amigos dos Autistas foi importante para nossas vidas. Ele se desenvolveu muito e como mãe e fui abraçada por todos. Hoje a associação atente 62 crianças e queremos atender toda demanda que ainda é grande e espera por vagas. Não vamos desistir.” Enfatizou a presidente da AMA.

O Diretor Geral do Centro de Reabilitação de Rondônia, Rodrigo Moreira Campos, explicou que o CERO atua em diversas áreas de atenção à saúde como reabilitação física, intelectual ou auditiva. Rodrigo ainda disse que o diálogo entre pacientes, famílias e profissionais é importante para entender a demanda de atendimentos.

“Essas crianças não estão alheias ao que acontecem a sua volta. Elas ouvem, sentem e observam mesmo parecendo quando não estão nem aí. Então peço do Deputado Léo Moraes e aos demais representantes para olharem com mais atenção e carinho para este tema. Hoje é dia de luta pela conscientização, mas precisamos de sensibilização, de mais centros terapêuticos públicos, mais cuidadores capacitados, assistência às famílias e, acima de tudo, respeito.” Compartilhou a jornalista e representante da Awas, Liliane Melo.

Por fim, Léo Moraes se colocou à disposição para fazer valer a luta de amigos e pais de autistas e concluiu dizendo que “Precisamos somar forças para que o autista seja atendido de forma digna e nosso gabinete está de portas abertas para que juntos possamos levar mais igualdade e respeito a essas pessoas.”

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA