Rondônia
Márcio Nogueira assume agenda da inovação na advocacia e deixa Comissão de Prerrogativas com a pauta em dia
Rondônia
Nogueira assume agenda da inovação na advocacia e deixa Comissão de Prerrogativas com a pauta em dia
Nogueira transmitiu o cargo ao conselheiro federal Juacy Lura Júnior, empossado pelo presidente da OAB/RO, Elton Assis
Secretário-geral da OAB em Rondônia, o advogado Márcio Nogueira despediu-se da presidência da Comissão de Defesa de Prerrogativas da Advocacia com um balanço de mais de 600 casos encaminhados, 500 dos quais estavam pendentes, sem respostas, quando assumiu a função no início de 2019. Nogueira transmitiu o cargo ao conselheiro federal Juacy Lura Júnior, empossado pelo presidente da OAB/RO, Elton Assis.
“Fizemos um mutirão e zeramos o estoque de casos, demos celeridade aos novos que foram chegando, fortalecemos a luta em favor das prerrogativas e modernizamos a comissão graças ao apoio do presidente Elton, dos membros da comissão e de uma equipe dedicada”, afirmou Márcio Nogueira, que segue à frente da secretaria-geral, para a qual foi eleito pela categoria.
“Dentre os casos antigos que herdamos, destaco dois, um de 2014 e outro de 2015, principalmente pelo resgate e fortalecimento da mulher advogada. Em ambos, mulheres advogadas tiveram suas prerrogativas violadas por delegados de polícia enquanto atuavam em favor de seus clientes na central de Polícia. Passados mais de cinco anos, foram, enfim, acolhidas pela OAB com o reconhecimento da violação havida”, lembra.
“Houve as situações com repercussão nacional e que tocam diretamente a rotina da advocacia. Conseguimos que o CNMP assegurasse a prerrogativa da advocacia de ser recebida por Procurador da República sem agendamento prévio nem preenchimento de questionário prévio, o que vale como precedente para todos os membros do Ministério Público. Recentemente, dado o cenário de pandemia, conseguimos que o CNJ assegurasse a prerrogativa da advocacia de ser recebida por desembargador em videoconferência, o que também pode ser estendido a toda magistratura”, salienta.
“A partir de hoje vou concentrar todos os meus esforços a estudar, a debater e a dialogar com toda a nossa categoria sobre de que modo a inovação e a automação tocam e transformam a advocacia no nosso Estado”, anunciou, acrescentando: “Esta é a agenda do futuro, é a agenda que ao mesmo tempo anima e angustia os jovens e os advogados e advogadas mais experientes. Esta é a pauta que vai nos conduzir daqui para frente”.
Márcio Nogueira lembrou de passos dados na modernização da Ordem no Estado, iniciados pela gestão de Andrey Cavalcante, a quem também agradeceu o apoio. Ele disse que em breve informará os detalhes do trabalho que está desenvolvendo na área da inovação. “Vou me dedicar à agenda da inovação porque ela é urgente, porque ela toca a todos nós, porque ela é inevitável e precisamos estar cada vez mais preparados para seus benefícios e consequências”, disse.
Ascom OAB/RO
Rondônia
Recursos da Lei Paulo Gustavo beneficiam mais de 340 projetos em Rondônia: 150 já foram contemplados
Com mais de 340 projetos culturais foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em Rondônia. destes, 150 já receberam os recursos, e os demais proponentes serão pagos até o dia 14 de janeiro de 2025. Os editais da LPG, lançados em fevereiro de 2023, foram estruturados com o objetivo de fortalecer as políticas públicas culturais de Rondônia. Ao todo, foram publicados cinco editais, as inscrições ocorreram por meio de uma plataforma exclusiva para atender o edital da LPG. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) concluiu os empenhos necessários, permitindo o início da liberação dos valores.
Segundo o secretário interino da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a Lei Paulo Gustavo é mais do que um mecanismo de financiamento; é um instrumento que fortalece a identidade cultural de Rondônia e promove a valorização dos artistas locais. “Estamos comprometidos em garantir que os recursos sejam liberados de forma rápida e eficiente, permitindo que os projetos culturais saiam do papel e impactem positivamente na comunidade,” ressaltou.
SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO
Criada pela Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, a Lei Paulo Gustavo é uma resposta emergencial do Ministério da Cultura aos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Com um repasse nacional de R$ 3,8 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal, a legislação visa mitigar os impactos sofridos pelo setor cultural, garantindo que iniciativas artísticas continuem a florescer em um período de recuperação econômica e social.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia4 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Polícia7 dias atrás
Operação Aliança pela Vida, Moradia Segura já apresenta resultados positivos
-
Rondônia4 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Famosos6 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia6 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia