Rondônia
Memorial Rondon: Espaço cultural e turístico
Rondônia
Marcada pela presença de autoridades, estudantes e jornalistas, a reinauguração do Memorial Rondon, na segunda, dia 30, foi um grande sucesso. Na ocasião foi aberta a oca de exposição itinerante, lançado o selo dos Correios e o busto da cientista alemã Emilie Snethalage (elaborado pela Art Nativa), com direito à apresentação da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e o plantio de mudas de ipê, pau-brasil e seringueira. O evento contou com a presença do governador Confúcio Moura e do vice-governador Daniel Pereira, do comandante da 17a Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, do diretor regional dos Correios, José Carlos Fosqueira, do superintendente de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, do deputado Leo Moraes, de representantes do Ministério Público Federal, da Maçonaria e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Com a reinauguração do Memorial Rondon, o governador Confúcio Moura enfatizou que o objetivo é proporcionar à população um espaço adequado para o conhecimento, valorização à memória estadual e possa ser referência para os visitantes. Ele até sugeriu que as escolas levem os seus alunos para que possam conhecer mais sobre Rondon. Por seu lado, o vice-governador Daniel Pereira avalia o Memorial como um lugar para as homenagens ao marechal Rondon por tudo que ele fez em prol do Brasil e desta região.
Segundo o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, o Memorial Rondon apresenta uma metodologia contemporânea com aspecto pedagógico, que se constituirá num ambiente de estudos e pesquisas e contribuirá para enriquecer os conhecimentos. “Rondônia é o único estado brasileiro, cujo nome presta homenagem a um herói nacional. Muito devemos ao trabalho desbravador realizado sob a liderança do Marechal Rondon e nada mais justo que tenhamos este espaço para a conservação de sua história”, mencionou.
Antes das reformas e ampliação do espaço, o Memorial Rondon já havia recebido a visita de aproximadamente 18 mil pessoas de outros estados e países, interessados em conhecer a história e a trajetória de vida do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Patrono das Comunicações no Brasil e do Estado de Rondônia. “O turismo não vive sem a cultura, cujas riquezas, em Rondônia, podem ser comprovadas com a concentração de cidadãos de todas as regiões brasileiras. A cultura enriquece o turismo e permite que os nossos visitantes conheçam as riquezas culturais presentes no estado”, observou Júlio Olivar, agradecendo e destacando o suporte dado pelo governador Confúcio Moura, cujo apoio foi fundamental e decisivo para a ampliação do espaço turístico e cultural, direcionado, também, para o ensino-aprendizagem.
O superintendente estadual de Turismo agradeceu à Termonorte, que abraçou o projeto desde o início e cujo respaldo financeiro possibilitou a aquisição do acervo, e ao deputado Leo Moraes, autor de emenda parlamentar que muito contribuiu para as melhorias implantadas na área. Júlio Olivar também fez questão de enaltecer o trabalho da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), que assumiu como parceiro na
administração do espaço, especialmente quanto à segurança.
O Memorial Rondon foi construído com recursos de compensação ambiental advindos da empresa Santo Antônio Energia, articulados pela Superintendência Estadual de Turismo, que administra o espaço desde 2015, em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A nova sinalização foi custeada através da emenda parlamentar do deputado estadual Léo Moraes. Nos últimos quatro meses o Memorial Rondon passou por reparos, sendo beneficiado com novo telhado, nova iluminação externa, construção da oca, cobertura dos corredores de acesso, pinturas e outros reparos, empregando-se mais de 300 mil reais, além dos outros 2 milhões investidos.
O Memorial Rondon é o maior acervo do Brasil sobre a biografia do Patrono de Rondônia e das Comunicações, o herói nacional Marechal Rondon. São mais de 400 peças que fazem parte da exposição permanente “Rondon: General da Paz, montada pela Memória Civelli Produções, do Rio de Janeiro, utilizando recursos da Termonorte, com base na Lei Rouanet e recursos próprios da empresa. Além disso, o Memorial conta com um mini cinema e espaço da loja que será licitada em breve para comercialização de artesanatos regionais. Hoje o Memorial é um dos principais atrativos culturais e turísticos de Porto Velho.
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil7 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia7 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia7 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio