Rondônia
Mil cirurgias de catarata e pterígio serão realizadas na 13ª edição do projeto “Enxergar” em Vilhena
Rondônia
Na sexta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), lançou a 13° edição do projeto “Enxergar” em Vilhena. Nesta etapa, estão previstas a realização de mil cirurgias entre catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) na região. A ação visa zerar a fila de espera por procedimentos oftalmológicos em todo o Estado.
A Sesau explica que para realizar o procedimento, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima, onde vai receber o encaminhamento e então entrará na fila de regulação para ser submetido à consulta e exame oftalmológico.
Já para o paciente que está na fila e ainda não foi chamado, é necessário que atualize a folha cadastral, para que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso.
“Essa cirurgia vai me ajudar muito. Já estou com a cirurgia agendada, agora vou passar pelo médico e ver os últimos detalhes. Com essa visão, me atrapalho muito para ler e ver de perto. É muito difícil. Mas agora estou muito feliz,” explica Valdir José Chassot, beneficiado pelo projeto.
O Governo do Estado já realizou mais de 16 mil cirurgias oftalmológicas nos municípios, sendo em Porto Velho, 10.500 mil cirurgias; em Jaru, duas mil; em Ji-Paraná, mil; Cacoal, duas mil e Rolim de Moura, mil cirurgias. Com mais uma edição, serão mais de 17 mil cirurgias realizadas.
“O objetivo do Governo é zerar a fila de pessoas que precisam dessas cirurgias. Só não conseguimos antes, infelizmente, por conta da pandemia. Esse projeto é fantástico, ele permite que as pessoas voltem a enxergar, a ver a luz do dia. São mil cirurgias para atender Vilhena e Chupinguaia, mil consultas, e a partir do dia 17 já começaremos a operar e isso só é possível, porque temos uma parceria muito grande entre as prefeituras, vereadores, legislativo e um governo municipalista,” ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo.
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil7 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Rondônia6 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro