Rondônia

Ministério Público promove Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Rondônia

O Ministério Público do Estado de Rondônia e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Nacional da Secretaria Nacional de Justiça, deram início na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, a Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, no auditório do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho.

A capacitação prossegue até a quinta-feira, 22 de junho, e tem como objetivo disseminar informações relativas a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção no Estado, por meio do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), atendendo às metas e recomendações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

A abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, que destacou a importância união de todos os organismos de Estado para o combate à corrupção e ao crime organizado. “O combate à corrupção permeia nossas atividades diárias. Por isso, é imprescindível a união e organização de todos os organismos do Estado para o combate efetivo à criminalidade”, ressaltou.

Também presente a abertura do evento, o Coordenador-Geral de Recuperação de Ativos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Isalino Antônio Giacomet Junior, que destacou a importância das capacitações dos agentes públicos que atuam na prevenção e no combate à corrupção. “Já formamos mais de 17 mil agentes públicos em todos os Estados brasileiros, pois a proposta do Ministério da Justiça é propiciar o conhecimento e disseminação de técnicas e novidades relativas ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”.

As atividades da capacitação estão sendo desenvolvidas no auditório do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho, com intercâmbio de informações e de experiências na prática da investigação no âmbito das atividades institucionais.

Com carga horária de 24 horas, a capacitação é voltada para Membros do Ministério Público, Magistrados, Delegados de Polícia, Analistas da Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União e da Receita Federal do Brasil, Advogados Gerais da União, Defensores Públicos, entre outros.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Publicados

em

As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.

Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

  • Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
  • Higienizar as mãos
  • Cobrir boca e nariz sempre que tossir
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Em caso de sintomas gripais, usar máscara

IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA