Rondônia

No Estado de Rondônia, 301 mil alunos receberam 1,06 milhão de livros didáticos, em 2023, por meio de programa oficial

Rondônia

Nova edição do Anuário Abrelivros traz os números do maior programa de distribuição de livros didáticos e conteúdos educacionais
A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), que reúne as principais editoras de livros escolares do país, apresenta a edição de 2024 do seu Anuário com o tema “O desafio da leitura”. Nesta terceira edição, a publicação traz a leitura como tema principal e ressalta a importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), incluindo, com maior destaque, dados sobre a distribuição de obras literárias pelo programa.

 

“A leitura é essencial para a construção do conhecimento, e a sua ausência provoca impactos profundos, inclusive na população adulta. Não se trata apenas de assegurar a alfabetização na idade adequada; é urgente desenvolver capacidades de leitura avançadas, que sejam capazes de enfrentar os complexos desafios da era da desinformação e das fake news. Ao oferecer informações detalhadas, análises criteriosas e dados sobre o setor de conteúdos escolares, o Anuário busca se consolidar como uma ferramenta estratégica de comunicação com todas as esferas de governo e a sociedade civil, reforçando a importância do livro escolar na formação educacional de qualidade no Brasil”, afirma Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros.
Disponível também na versão digital e em braile, o volume destaca o PNLD como uma iniciativa consolidada há mais de oito décadas e responsável pela distribuição de mais de 1,4 bilhão de livros didáticos às escolas públicas do Brasil somente nos últimos dez anos. Em 2023, foram distribuídos 102,5 milhões de exemplares. As informações completas podem ser acessadas no site da Abrelivros.
Anuário Abrelivros 2024

Nesta edição, o Anuário explica o ciclo de atendimento do PNLD, organizado em quatro anos, e que abrange todas as etapas do ensino básico: Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio. Em 2023, os estudantes da Educação Infantil no Brasil receberam um total de 2,4 milhões de obras, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) receberam 74 milhões de livros, os Anos Finais (6º ao 9º ano) receberam 12,9 milhões de exemplares, e do Ensino Médio foram contemplados com 13 milhões de exemplares.
Com 104 páginas, o volume deste ano inclui infográficos, entrevistas com educadores, pesquisadores, além de apresentar os indicadores mais recentes da educação.
Números por estado

O Anuário também apresenta os números do PNLD em todas as 27 unidades federativas, permitindo uma visão geral do cenário estadual e a comparação com os números nacionais. Em 2023, o estado de Rondônia foi contemplado pelo PNLD com a distribuição de 1.056.268 livros didáticos, beneficiando aproximadamente 301.082 alunos em suas redes de ensino. O PNLD Literário também teve relevância, com a entrega de 268.793 exemplares, promovendo o incentivo à leitura e ampliando o acesso à literatura entre os estudantes do estado.
PNLD Literário

“Com a inserção de dados do PNLD Literário no Anuário, assim como a homenagem ao tema ‘Leitura’ nesta edição, queremos levar informação sobre essa área tão significativa para a sociedade, além de estimular a participação de mais players no programa. Desde 2017, o PNLD ampliou seu escopo para incluir a literatura, integrando o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Embora o PNLD 2021 tenha alcançado 580 obras diferentes de 316 editoras, ainda há muito espaço para crescer e diversificar”, complementa Ângelo Xavier.
O Anuário destaca que o ano de 2023 foi marcado pela entrega de livros de literatura direcionados a estudantes e professores do Ensino Médio, no âmbito do PNLD 2021, assim como pela reposição de obras utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como parte do PNLD Literário 2020. No total no Brasil, foram entregues 28,5 milhões de exemplares, sendo 9,9 milhões para os Anos Finais do Ensino Fundamental e 18,5 milhões para o Ensino Médio.
Metodologia

Todas as informações relativas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Anuário Abrelivros foram geradas e fornecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do PNLD. Para os números referentes à Educação, esta edição do Anuário Abrelivros utiliza dados de fontes primárias, como o MEC/Inep, FNDE/PNLD e IBGE, com a elaboração estatística realizada pelo QEdu/Iede e pela Assessoria de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nesta edição, a maior parte dos números são de 2023. No entanto, os dados referentes à aprendizagem dos estudantes brasileiros são de 2021, pois a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre em anos ímpares.
Sobre a Abrelivros

A Abrelivros é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne as principais editoras de livros escolares. Para comemorar seus 30 anos, ganhou novo nome (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais), lançou o Anuário, nova logomarca, newsletter voltada a educadores, setor livreiro e gestores públicos e, ainda, reformulou o site oficial (abrelivros.org.br). A instituição tem como objetivos colaborar para aprimorar políticas no país nas áreas de educação, cultura, formação do educador, incentivo à leitura e à qualidade do livro. Por isso, defende a imunidade tributária do livro, prevista nas Constituições do Brasil desde 1946.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Importância da utilização dos dispositivos de segurança para crianças em veículos é intensificada pelo governo de RO

Publicados

em

O transporte de bebês e crianças em automóveis requer atenção, especialmente, no período de férias escolares e viagens

O governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação e fiscalização para reduzir sinistros envolvendo crianças, por meio da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Segundo a Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) do Detran-RO, em 2023, foram registradas 1.490 mil autuações em Rondônia por transporte de crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. Em 2024, o número diminuiu para 1.161 mil registros, com dados atualizados até 4 de dezembro, apontando uma queda de 22,08%.

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), orienta que crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Apesar da referência de 10 anos de idade, já com sete anos e meio, a criança que tenha atingido a altura mínima, pode ser transportada apenas com o cinto de segurança do veículo. O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura infração gravíssima, com multa e medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Tipos de assentos para transporte de crianças de acordo com CTB/Contran:

 

Até 1 ano de idade ou 13kg

 

1-4 anos, ou de 9 a 18 kg

4-7 anos e meio, ou de 15 a 36 kg e até 1,45 metro 7 anos e meio ou igual a 10 anos, com mais de 1,45 metro
Equipamento: “bebê conforto ou conversível” Equipamento: “cadeirinha” Equipamento: “assento de elevação” Cinto de segurança do veículo

Conforme Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são isentos ao uso dos equipamentos de retenção, os veículos de transporte coletivo de passageiros, de aluguel, de transporte remunerado individual de passageiros como táxis e aplicativos, os veículos escolares e demais automotores com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações fiscalizadoras e educativas realizadas pela Autarquia são de alta eficiência para redução dos riscos de sinistros com crianças.”

AÇÕES EDUCATIVAS 

Além da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, entre as principais ações educativas realizadas no período de festas de final de ano e férias estão a “Calma, Vai de Boa!”; “Álcool x Direção”; “Respeite o Meu Espaço”; e “Sua Vida Vale Mais”. As atividades têm finalidades diversas e pontuais, mas todas com o objetivo de salvar vidas. As operações de fiscalização como “Quatro Rodas, Uma Só Vida”; “Convencional”; “Lei Seca”; entre outras, também atuam na esfera de inspeção, a fim de sanar a infração e salvar vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA