Rondônia

Obras de infraestrutura urbana são iniciadas pelo governo de RO no município de Parecis

Rondônia

Obra vai contemplar diversas ruas da cidade com pavimentação asfáltica

O governo de Rondônia iniciou as obras de infraestrutura urbana no município de Parecis. Os trabalhos, realizados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), tiveram início na segunda-feira (16), e vão contemplar diversas ruas da cidade com pavimentação asfáltica.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da infraestrutura urbana para o progresso do estado, destacando a parceria com os municípios. “O governo trabalha para que os cidadãos tenham oportunidades e vamos continuar investindo em obras que façam a diferença na vida da população rondoniense. As obras facilitam o acesso à saúde, educação e o comércio na região, contribuindo ainda mais para o crescimento do município.”

Segundo o responsável pela obra, Rogério Nicássio, são mais de 6 quilômetros de pavimento asfáltico no município de Parecis. No final de 2023, foram entregues 1.200 quilômetros de asfalto novo dentro da cidade. “Recomeçamos a obra com a união das equipes de várias residências regionais do DER, e estamos trabalhando para asfaltar mais 5 quilômetros. Nesse primeiro momento estamos em fase de limpeza e retirada de entulho; em seguida começamos o restante da obra necessária para chegada da capa asfáltica”, explicou.

Para o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a infraestrutura urbana é fundamental para o desenvolvimento e bem-estar da população. “A melhoria não é apenas uma questão de asfalto, visa proporcionar qualidade de vida para os moradores da cidade”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Importância da utilização dos dispositivos de segurança para crianças em veículos é intensificada pelo governo de RO

Publicados

em

O transporte de bebês e crianças em automóveis requer atenção, especialmente, no período de férias escolares e viagens

O governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação e fiscalização para reduzir sinistros envolvendo crianças, por meio da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Segundo a Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) do Detran-RO, em 2023, foram registradas 1.490 mil autuações em Rondônia por transporte de crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. Em 2024, o número diminuiu para 1.161 mil registros, com dados atualizados até 4 de dezembro, apontando uma queda de 22,08%.

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), orienta que crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Apesar da referência de 10 anos de idade, já com sete anos e meio, a criança que tenha atingido a altura mínima, pode ser transportada apenas com o cinto de segurança do veículo. O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura infração gravíssima, com multa e medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Tipos de assentos para transporte de crianças de acordo com CTB/Contran:

 

Até 1 ano de idade ou 13kg

 

1-4 anos, ou de 9 a 18 kg

4-7 anos e meio, ou de 15 a 36 kg e até 1,45 metro 7 anos e meio ou igual a 10 anos, com mais de 1,45 metro
Equipamento: “bebê conforto ou conversível” Equipamento: “cadeirinha” Equipamento: “assento de elevação” Cinto de segurança do veículo

Conforme Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são isentos ao uso dos equipamentos de retenção, os veículos de transporte coletivo de passageiros, de aluguel, de transporte remunerado individual de passageiros como táxis e aplicativos, os veículos escolares e demais automotores com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações fiscalizadoras e educativas realizadas pela Autarquia são de alta eficiência para redução dos riscos de sinistros com crianças.”

AÇÕES EDUCATIVAS 

Além da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, entre as principais ações educativas realizadas no período de festas de final de ano e férias estão a “Calma, Vai de Boa!”; “Álcool x Direção”; “Respeite o Meu Espaço”; e “Sua Vida Vale Mais”. As atividades têm finalidades diversas e pontuais, mas todas com o objetivo de salvar vidas. As operações de fiscalização como “Quatro Rodas, Uma Só Vida”; “Convencional”; “Lei Seca”; entre outras, também atuam na esfera de inspeção, a fim de sanar a infração e salvar vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA