Eleições
Pimentel visita CDL e propõe parceria
Eleições
A realização de um esforço conjunto pela recuperação da economia portovelhense após a estagnação do comércio provocada pela pandemia, foi tema do encontro mantido na manhã desta segunda-feira, 09, entre o candidato a prefeito Williames Pimentel (MDB-15) e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-PVH), Joana Joanora das Neves. A reunião contou também com a participação da candidata a vereadora Mari Zanotto.
Atento à evolução do combate ao vírus, especialmente dentro do espírito de seu projeto Saúde é Tudo, Pimentel levou ao CDL seu compromisso – registrado no plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral. O projeto está orientado para a necessidade de um esforço intenso e conjunto para revigorar o comércio, dramaticamente atingido pelo combate ao vírus, com a supressão de milhares de postos de trabalho, com forte impacto negativo na arrecadação tributária da Prefeitura.
O comércio é um dos setores que mais gera emprego e renda na capital, junto com o agronegócio, mas precisa ter sua organização reorientada com a indispensável contrapartida estrutural em serviços do setor público. A precariedade dos equipamentos urbanos, que já era sentida como principal fator impeditivo de maior desenvolvimento do setor, foi agravada pela pandemia, produzindo efeitos danosos para os lojistas e impedindo o bom andamento do ambiente de negócios.
Dentre os problemas recorrentes está a questão dos camelôs na cidade. O CDL insistiu na realocação desses trabalhadores, com sua retirada das calçadas da 7 de Setembro e da praça Jonathas Pedrosa. Mas à falta de definição de um espaço adequado à atividade, eles já estão voltando. O CDL teme que, com a proximidade das festas de final de ano, a situação possa se agravar.
Joana Joanora disse a Pimentel que já tentou uma audiência com o prefeito ou seus prepostos na secretaria para falar de vários outros assuntos como a questão do estacionamento rotativo, que nunca foi implantado, e organização das regiões comerciais das zonas Central, Sul e Leste, mas nunca foi recebida.
Joanora não fez um pedido específico, mas deixou claro seu desejo de poder ter voz e participar da administração Pimentel na Prefeitura, numa parceria que possa beneficiar todo o comércio da capital.
Ao final do encontro, Pimentel agradeceu pela receptividade e se comprometeu a dedicar atenção especial às demandas do comércio: “É imperioso contar com a efetiva participação do comércio na reconstrução do ambiente coletivo urbano pós-pandemia, por sua capacidade de gerar emprego e renda. Mas o município não pode apenas exercer seu direito de arrecadar. É preciso que a Prefeitura não se omita em suas responsabilidades” – disse ele.
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Rondônia7 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Brasil5 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia5 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia5 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio5 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Polícia4 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
-
Rondônia5 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia