Colunistas
POLITICA & MURUPI
Colunistas
ENTRE AVANÇOS E RECUOS, AOS TRANCOS E BARRANCOS O PAÍS SEGUE AOS POUQUINHOS.
O Presidente da Câmara, Sêo Lira, está com a missão difícil de manter a regra e tradição de escolha de comissões pelo maior partido da Casa. A bancada do PL tem a prerrogativa de comandar a mais relevante delas, a Comissão de Constituição e Justiça, por onde passa tudo. Em 2023 o PL cedeu a CCJ para o PT que indicou Sêo Rui Falcão, mas desta vez busca o que é seu por direito e Sêo Lira se entorta todo para colocar na presidência um moderado sem a cara de Sêo Vavá da Costa Neto e nem de Sêo Bolsonaro. Com os ânimos atritados e depois da demonstração de força da direita na Paulista, qualquer vacilo e o arroz gruda no fundo da panela. A CCJ nas mãos do PL, pode travar pautas ou desengavetar pedidos e ser uma dor de cabeça para Sêo Lule. Já Sêo Lira precisa tourear os deputados para fazer seu sucessor, manter-se na crista da onda, mas sabe que se der mole o PL pode, além de ficar com a CCJ, dar apoio ao União Brasil – partido que mais traiu a base do governo – para comandar as duas casas. Vontade não falta, traição tem de sobra e sem reforma ministerial pró-Centrão há pouco para dar. No Congresso o que vale é o verbo, mas quem manda mesmo no frigir dos ovos é a verba.
O agro brasileiro passa por dificuldades. O tempo, nosso grande aliado, foi ingrato. El Nino compareceu dando bom dia , boa tarde e boa noite com temperaturas extremas e chuvas irregulares nas janelas de plantio durante ano. Ainda não há o quadro final, mas a fotografia tirada pelo IBGE não é das melhores. Segundo o IBGE, que também registra as estimativas da safra de grãos brasileira, a colheita total deverá atingir 303,4 milhões de toneladas, 3,8% abaixo da safra de 2023, assim dividida: soja 150,4 milhões de toneladas, milho (safra normal e verão) 117,7 milhões e arroz 10,4 milhões de toneladas. Rondônia vai seguindo um caminho diferente. O Sul do estado manterá a produtividade e até um aumento da área plantada e apesar da redução na produtividade fruto das razões climáticas, é preciso calcular o aumento geral nas áreas de plantio em quase todas as regiões, principalmente no município de Porto Velho. Com isso é provável que se registre uma quebra menor diferente do restante do país ou até a manutenção do resultado da safra anterior. Em Rondônia é assim: o buraco é sempre mais embaixo.
A ALE-RO vai abrir concurso para 300 vagas para os níveis médio e superior. O anúncio foi feito quando da posse do deputado Laerte Gomes, ex-presidente da ALE e que irá presidir o Parlamento Amazônico. Em ano eleitoral o anuncio da criação de 300 vagas na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia com salários que variam acima de R$ 5.000,00 está movimentando a classe política que já se organiza e se manifesta para a criar novos municípios. Rondônia tem hoje 52 municípios e como é um estado jovem e em desenvolvimento há profundas alterações com o surgimento de distritos fortes, pujantes, com economia sólida e sociedade organizada. Em paralelo e é uma tendencia natural, há uma migração populacional entre municípios gerando a redução da atividade econômica e cito Guajará Mirim ilhado entre reservas que impedem seu desenvolvimento. Não sei como será possível a criação de novos pois é uma prerrogativa da União, mas o Parlamento Amazônico pode ser um novo foro para pressionar.
ÚLTIMO PINGO
Como dizem os gaúchos, “pode trocar o gaiteiro, mas não pode parar o baile”. Ora se serve para o Rio Grande do Sul, serve também para o Rio Grande do Norte. Em Mossoró o gaiteiro está puxando o fole desde o dia 14 de fevereiro e o baile não para. A ideia inicial era uma coisica de nada. Era só prender dois presidiários que fugiram de uma penitenciária de segurança máxima – o que faz supor que existem penitenciárias com seguranças mínimas ou médias – porém apesar dos esforços inauditos, até agora “uzómi” pegaram uns capiaus naquelas brenhas, mas os dois presidiários nem pensar. Zé de Nana disse viu o filme Bonnye & Clyde dos EUA e acha que se fosse no Brasil a polícia nunca ia prender o casal. Expliquei que Bonnye & Clyde nada tem a ver com Mossoró – vai ser mais famosa que o natal – mas, ele me acusou de “viajar na magnésia” e continuou fazendo uma mistura de nordeste com faroeste.
PONTO FINAL
Surgiu a primeira vítima do famoso “dá no pé” da penitenciária de Mossoró. Sêo Beira Mar ganhou um novo CEP. Sai da penitenciária de segurança mais ou menos máxima de Mossoró para a penitenciária de Catanduvas que segundo o manual do proprietário e certificado de garantia é de segurança máxima divera. Para quem achava que Sêo Levandósque não sabia nada de segurança, aí está a prova. “Uómi” foi rápido e em menos de 20 dias já mexeu os pauzinhos. Só falta pegar os fujões. Esperem para ver.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte7 dias atrás
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
-
Agronegócio5 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol