Rondônia
Políticas educacionais voltadas à alfabetização são fortalecidas durante Seminário Estadual
Rondônia
Com objetivos de garantir a alfabetização de todos os estudantes das redes públicas estaduais e municipais até o final do 2° ano do fundamental, o governo de Rondônia está realizando nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Velho, o 1º Seminário Estadual de Política de Alfabetização de Rondônia, evento em consonância com o Programa de Alfabetização do estado (ProAlfa). Participam do Seminário, 300 profissionais de todo estado, entre professores, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de educação, e superintendentes das 18 regionais de educação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Seminário fortalece e aprimora as políticas educacionais voltadas à alfabetização. “Com a iniciativa, o governo aprofunda a discussão sobre o processo de formação continuada dos profissionais que atuam na alfabetização, a partir dos desafios enfrentados no contexto educacional, conduzindo a educação no caminho do sucesso”, ressaltou.
Conforme o coordenador estadual do ProAlfa, Augusto de Souza Leite, em Rondônia, o programa tem como público-alvo 43 mil alunos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental; e o desafiador número de 8.800 estudantes, do 3º ao 5º ano que ainda não estão alfabetizados, além de professores do 1º ao 5º ano, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. “O nosso foco são os alunos do 1º ao 5º ano, e já temos resultados com esse trabalho. Neste ano, o estado saiu da 19ª posição para o 5º lugar no ranking de crianças alfabetizadas, e ocupa o 1º lugar nacional em crescimento em alfabetização”, destacou.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, salientou que o ProAlfa visa ainda, fortalecer a alfabetização dos estudantes do 3°, 4° e 5° ano; elevar os índices de alfabetização, letramento e matemática em todas as etapas da educação básica; elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); contribuir para melhorias do Índice de Qualidade da Educação de Rondônia (Idero); e proporcionar formação continuada para professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e formadores do programa nas superintendências regionais de educação e redes municipais.
“O aluno precisa se alfabetizar na idade certa e precisamos também capacitar os professores formadores que são multiplicadores do conhecimento na rede municipal. O governo de Rondônia tem investido no regime de colaboração, foram mais de 700 milhões de reais aplicados na rede municipal, do ano de 2019 até 2023. A gestão estadual tem trabalhado no plano de futuro para melhoria da qualidade da educação em todo o estado”, ressaltou a secretária da Seduc.
PROGRAMAÇÃO
A abertura contou com a participação do diretor de formação do Ministério da Educação (MEC), Lourival José Martins Filho; da coordenadora-geral de alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza; e do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto.
Após o discurso das autoridades e convidados, o momento foi de descontração com a apresentação do Grupo Troup Caprichoso, com a apresentação do espetáculo “O encanto do Boi Bumbá: Uma celebração da cultura popular”. A solenidade de abertura foi encerrada com a apresentação dos alunos do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca de Neve, com a apresentação teatral “Margarida Friorenta”.
Além da participação dos profissionais de educação do estado, o evento conta ainda, com a presença da titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da secretária adjunta da Seduc, Débora Raposo; da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luslarlene Umberlina Souza Fiamett; e do deputado estadual, Cirone Deiró.
Confira a programação completa do Seminário, clicando no link abaixo:
Folder – Encontro de Articuladores (1)
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil6 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio6 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Rondônia6 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro