Rondônia
Programa “Plante Mais” chega a Espigão do Oeste com distribuição de 90 mil mudas de café e oito mil mudas de cacau
Rondônia
Além de acompanhar o início das obras do programa “Tchau Poeira” em Espigão do Oeste nesta sexta-feira (25), com o recapeamento e asfaltamento de mais de dez quilômetros de vias urbanas, o governador de Rondônia Marcos Rocha, anunciou também a chegada do programa “Plante Mais” ao município. Executado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o programa tem o objetivo principal de incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira em Rondônia.
“Hoje estamos entregando para os produtores de Espigão do Oeste um total de 90 mil mudas de café clonal, sendo 70 mil para atender os produtores de Espigão e 20 mil para os produtores do distrito do Pacarana. Além disso, estamos entregando oito mil mudas de cacau clonal e vale ressaltar que os produtores indígenas também estão sendo contemplados pelo programa “Plante Mais” do Governo de Rondônia”, destacou o governador Marcos Rocha.
Em todo o Estado, mais de cinco milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal estão sendo distribuídas junto aos produtores rurais rondonienses. Em Espigão do Oeste, José Ribamar Paulo Egito, de 45 anos, foi um dos contemplados. Em sua propriedade, José, a esposa Maria Marta e o filho Tiago, plantam coco, limão, café, banana e criam peixe. As 2.500 mudas de café clonal entregues pelo Estado nesta sexta-feira chegam em boa hora.
“Esse programa é muito bom, porque se você vai colocar no bico da caneta, você comprar as mudas e fazer os investimentos que precisam, hoje tudo tá tão caro. Então se o Governo entra com as mudas, o dinheiro que você ia gastar com isso, pode comprar o adubo, investir numa mão de obra e em outras coisas. Então, é um programa 100%”, explicoou José Ribamar.
“Por isso eu venho aqui para agradecer por esse programa do Governo de Rondônia, que é o Plante Mais’, com o apoio da Emater. Eu fui beneficiado as mudas de café e só tenho que agradecer por estarem olhando pelo pequeno produtor. A gente vai conseguindo trabalhar com as dificuldades dessa pandemia e por isso é só agradecimento”, reforçou o produtor rural.
Para o presidente da Emater Rondônia, Luciano Brandão, o apoio e os incentivos garantidos pelo Governo do Estado têm transformado a agricultura rondoniense. “O Executivo Estadual está sempre levando notícias boas e políticas públicas para os nossos produtores. Estamos muito felizes em estar aqui com o governador Marcos Rocha, lançando o ‘Plante Mais’ em Espigão do Oeste. Em todo o Estado, são mais de 5,3 milhões de mudas de café sendo entregues e também 600 mil mudas de cacau. Mudas de café e de cacau clonal, que garantem a qualidade e produtividade das lavouras”, ressaltou o presidente da Emater.
Após a distribuição das mudas aos municípios rondonienses, cabe às Prefeituras Municipais entregá-las aos produtores. São parcerias como essa que fazem a diferença na gestão pública, garante o prefeito de Espigão do Oeste, Weliton Pereira Campos.
“É importante agradecer! Eu não poderia deixar de agradecer a todos vocês do Governo de Rondônia e dizer que o município está à disposição. Sempre que for possível, a gente conta com essa parceria e quem ganha somos nós. Produzir, aqui em Espigão é o nosso lema e essa parceria entre Estado e Município, quem ganha são os produtores rurais”, finalizou o prefeito.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Brasil4 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia4 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia4 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
-
Agronegócio4 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio4 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Polícia3 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas