Rondônia
Programa “Plante Mais” distribui mudas de café e cacau para agricultores de Santa Luzia d’Oeste
Rondônia
Com a economia centrada no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, o município de Santa Luzia d’Oeste já teve grande destaque na produção de grãos no Estado de Rondônia. A qualidade do solo de média e alta fertilidade foi uma grande alavanca que levou o município à categoria de potencial produtor agrícola. Com a chegada do Programa “Plante Mais”, do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o município retoma uma de suas principais potencialidades, apostando no cultivo do café e do cacau.
Através do Programa “Plante Mais”, o Governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau, em forma de clones, ou seja, são plantas cruzadas visando o desenvolvimento de mudas de melhor qualidade e de maior adaptabilidade para determinada região. Com isso, o café clonal e o cacau clonal estão se adaptando melhor à realidade de Rondônia e produzindo frutos de qualidade já reconhecida no país.
Os produtores familiares de Santa Luzia d’Oeste cadastrados no programa e assistidos pela Emater foram contemplados com o recebimento dessas mudas e deverão receber, no total, 102.500 mudas de café clonal e 15 mil mudas de cacau. Nesta semana, foram entregues as primeiras cinco mil mudas de café clonal, beneficiando os produtores rurais Edson Alves, da linha 45/176, Km 01, e Edirson Xavier Bezerra, da linha 180, Km 11.
Assim como nos demais municípios, cada produtor foi beneficiado com 2.500 mudas. A meta do Governo é implementar as lavouras cafeeira e cacaueira do Estado, distribuindo 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal, iniciando assim, uma nova fase produtiva, com produtos de qualidade e de competitividade comercial.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia6 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Brasil4 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia4 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia4 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
-
Agronegócio4 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio4 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Polícia3 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas