Rondônia
Programação da Rondônia Rural Show Internacional evidencia Inovação e Sustentabilidade
Rondônia
Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a 11ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná, traz oficinas, palestras e produtos em exposição respeitando as características da região. As políticas públicas voltadas para a agricultura familiar são fortalecidas com a assistência da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Membro de uma associação de produtores de cacau e chocolates, Estevão Fernandes Magalhães trouxe vários de seus sócios para expor na Feira deste ano. “Somos em 12 sócios com pequenas agroindústrias e viemos expor na Rondônia Rural Show deste ano”, comemorou.
Segundo o produtor para ter uma colheita produtiva o primeiro passo é estudar o solo através de análise em laboratório para garantir a implementação de micro e macro nutrientes para corrigi-lo. “Dependendo do período da planta, nós vamos aumentar a adubação e aplicação do calcário no solo”, explicou Estevão.
Outra tecnologia utilizada pela entidade é a irrigação das plantas para aumentar a produtividade por hectare, evitando desperdício, respeitando o meio ambiente. “O processo de colheita é feito de forma manual e depois as amêndoas são beneficiadas, transformadas em chocolates de vários tipos, agregando valor à produção”, ressaltou o produtor.
O respeito ao meio ambiente na Amazônia somada ao processo de Indicação Geográfica (IG), reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garantiu a certificação das amêndoas, colocando o produto no mercado nacional. “Nosso produto tem qualidade com diferentes sabores, garantindo nossa colocação em outros mercados”, acrescentou o produtor.
PALESTRAS
A partir desta terça-feira, 21, a Emater promove várias palestras durante a Rondônia Rural Show Internacional para fomentar e incentivar a produção respeitando as peculiaridades da Amazônia. Estão previstas explicações sobre a parceria com uma empresa de energia do Sudeste para aumentar a capacidade de produção das agroindústrias; a produção de biogás; o uso do cacau como alternativa produtiva; e jardim sensorial – sentir para preservar. A programação completa está no site da rondoniaruralshow.ro.gov.br.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a Feira fomenta o desenvolvimento tecnológico do campo.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, as palestras programadas garantem a troca de conhecimentos entre técnicos e produtores para mais qualidade e valor agregado a produção agrícola em Rondônia. “O objetivo das palestras é oferecer aos profissionais do campo novas técnicas e práticas agrícolas que possam ser implementadas em suas propriedades, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade do setor”. afirmou.
Fonte: Governo RO
Rondônia
Governo de RO reforça importância da imunização; Espaço Saúde segue disponibilizando vacinas à população
Com o objetivo de promover o acesso e facilitar a imunização da população no estado, o governo de Rondônia informa que, o Espaço Saúde segue disponibilizando vacinas, sendo um ponto focal para informações diretas sobre prevenção na saúde pública. A unidade que disponibiliza cerca de 16 imunizantes está localizada em estabelecimento comercial; na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 2024, no período de 31 de maio a 30 de dezembro, foram realizadas cerca de 17.909 mil imunizações no Espaço Saúde. Manter os cuidados contra os vírus que estão em circulação é fundamental, e a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e salvar vidas.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, ressaltou a importância da vacina para a prevenção na saúde pública. “Vacinar é um ato de cuidado com você e com quem você ama. Manter o cartão de vacinação em dia é simples, rápido e salva vidas. Procure o posto de saúde mais próximo ou dirija-se ao Espaço Saúde e garanta sua proteção.”
COVID-19
A vacinação da covid-19 está sendo concentrada, inicialmente, nos grupos prioritários, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Os critérios incluem:
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
- Pessoas imunocomprometidas
- Indígenas
- Ribeirinhos
- Quilombolas
- Puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade
- Funcionários do sistema prisional
- Jovens e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua
O coordenador-chefe do Espaço Saúde, Gilmar Maia, enfatizou que o local possui grande circulação, a medida visa facilitar o acesso da população aos serviços de imunização, proporcionando assim, conveniência e segurança. “Esse modelo de atendimento busca otimizar o processo de vacinação, e ampliar a cobertura vacinal, garantindo maior proteção à comunidade em um ambiente acessível e de fácil localização.”
VACINAS DISPONÍVEIS
- Hepatite A
- Hepatite B
- Pentavalente
- VIP (Poliomielite)
- Covid-19
- Pneumocócica 10
- Meningocócica C
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Rotavírus
- TetraViral
- DTPA (vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis)
- Pólio
- DT (vacina adsorvida difteria e tétano)
- HPV (Papilomavírus Humano)
- Meningo ACWY
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil7 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia7 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia7 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio