Rondônia
Projeto “Opera Rondônia” chega a região do Vale do Mamoré; 240 cirurgias serão realizadas
Rondônia
Com um investimento de R$ 236.358,96 (duzentos e trinta e seis mil e trezentos e cinquenta e oito reais e noventa e seis centavos) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou oficialmente o projeto ”Opera Rondônia” na sexta-feira, 25, durante solenidade em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, em Nova Mamoré. Nesta primeira edição, no Hospital Municipal Antônio Luiz de Macedo, serão realizadas 240 cirurgias eletivas, reduzindo o tempo de espera para a realização das cirurgias.
“Estamos satisfeitos com o trabalho e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado nos últimos dias no município de
Nova Mamoré. Não posso deixar de ressaltar a recuperação da Linha D, como morador de Nova Mamoré há quase 25 anos, posso garantir com todas as letras que jamais foi feito um trabalho de tamanha qualidade. Só temos a agradecer”, disse o vereador Jair de Oliveira que também representava a Câmara de Vereadores.
“Na Assembleia Legislativa tivemos vários debates, várias cobranças, principalmente com relação a pandemia e suspensão das cirurgias eletivas. Hoje através do projeto vemos o apoio do Governo em vários municípios para que ocorra essas cirurgias. Hoje nossa palavra ao Governo do Estado é de gratidão. Tenho uma emenda para atender também o município de Guajará-Mirim com cirurgias”, destacou o deputado estadual Dr. Neidson Soares.
Para o secretário Municipal de Saúde, Arildo Moreira, o Governo tem sempre trabalho pelos municípios do Estado. “Obrigado, não só por esse projeto “Opera Rondônia”, mas também por outros projetos que têm ajudado a desenvolver os município. Agradeço ao Governo pelo trabalho e incentivo ao município de Nova Mamoré”.
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Uchôa, destacou: “Parabéns por essa política, Nova Mamoré estava precisando, o Estado de Rondônia estava precisando dessa ação. O centro cirúrgico de Nova Mamoré foi ativado no mês de dezembro, com um grande custo, esse projeto vem somar com nossos esforços já que a demanda é grande vindo de todas as localidades vizinhas e nós não temos como negar o atendimento, por isso precisamos muito desse apoio do Governo do Estado”.
Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, “o Projeto ‘Opera Rondônia’ visa trazer para mais próximo dos munícipes as cirurgias que antes precisam ser feitas em Porto Velho. Nova Mamoré hoje está entre os 11 municípios que aceitaram esse desafio. O projeto irá diminuir a alta demanda por procedimentos eletivos, além de reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos”.
Após os discursos, o secretário Máximo entregou de forma simbólica um cheque, para as autoridades presentes.
CIRURGIAS
Em Nova Mamoré, está prevista a realização das seguintes cirurgias: Hernia Inguinal Lateral; Hernioplastia Epigastrica; Fistulectomia/Fistulectomia Anal; Tratamento cirúrgico hidrocele; Vasectomia; Oforectomia/Oforoplastia; Cistolitotomia/ Retirada de corpo estranho da Bexiga; Colpoperioneoplastia anterior e posterior; Exerese de tumor de pele e anexos/Cistosebaceo/Lipoma; Excisão e sutura de lesão na pele com plástica em z ou rotação de retalho.
A servidora pública da área da saúde do município de Nova Mamoré, Pricila Liberalina Amaral, 43 anos, é uma das pessoas que serão contempladas pela cirurgia. O caso dela é cirurgia de hérnia umbilical. “Há uns anos que aguardo acontecer a cirurgia e não consegui, inclusive em Extrema. Recentemente fiquei sabendo dessas cirurgias por meio do projeto, eu estava na lista para realizar no centro cirúrgico do município, aguardando a oportunidade. Agora falta só a Secretaria Municipal me chamar, de acordo com o cronograma. O projeto é maravilhoso, muito maravilhoso, porque tem muita gente a muito tempo esperando uma vaga para fazer cirurgia, agora será bem rápido”, contou, bastante emocionada, a servidora.
Estiveram presentes na solenidade os vereadores locais: Denízio Pereira, Fábio Carcara e Claudiomir Rodrigues; além da vice-prefeita do município de Guajará-Mirim, Mary Granneman.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Brasil5 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia5 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia5 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio5 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Polícia4 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
-
Rondônia5 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia