Rondônia

Projeto “Opera Rondônia” lançado em Porto Velho e prevê a realização de 960 cirurgias

Rondônia


“Opera Rondônia” em Porto Velho deve realizar quase mil procedimentos cirúrgicos

O Governo de Rondônia, lançou nesta terça-feira (15), mais uma edição do projeto “Opera Rondônia”, em Porto Velho, onde devem ser realizadas 960 cirurgias, 1.260 consultas e 8.280 exames, totalizando 9.240 procedimentos na Capital. O projeto que iniciou neste ano, já contemplou oito municípios, sendo eles: Rolim de Moura; Ouro Preto do Oeste; Vilhena; Nova Mamoré; Cerejeiras; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste e Colorado do Oeste. 

“As filas aumentaram muito, especialmente durante a pandemia, onde tivemos que respeitar as regras sanitárias e ficar sem realizar as cirurgias eletivas por um ano e meio. E agora, voltamos com força total. Oito municípios contemplados pelo projeto, sendo mais seis querendo aderir ao “Opera Rondônia”, disse o gestor da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo. 

As cirurgias, consultas e exames serão realizados na Maternidade Municipal Mãe Esperança que é referência na saúde para mulheres no município. 

Entres os procedimentos que serão executados, estão: histerectomia total; histerectomia total (por via abdominal); histerectomia subtotal; colpoperineoplastia; laqueadura tubárica bilateral e vasectomia bilateral.

 “Esse projeto só veio somar para melhorar a saúde da nossa cidade e a vida das pessoas que esperam por essas cirurgias. Portanto, fica nosso agradecimento ao Governo de Rondônia pela parceria com a Prefeitura do município”, enfatizou o prefeito em exercício, Maurício Carvalho.

Para a concretização do “Opera Rondônia”, foi destinado para esta edição o valor de  R$ 1.267.034,42 (um milhão, duzentos e sessenta e sete mil, trinta e quatro reais e quarenta e dois centavos), que já foi repassado para conta da prefeitura de Porto Velho. 

Estive presente também na solenidade, a secretária municipal de Saúde, Eliane Pasini e demais autoridades municipais. 

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Cuidados com a saúde mental durante mês alusivo ao Janeiro Branco é alertado à população

Publicados

em

No CAPS são oferecidos serviços e acompanhamento na área de saúde mental, gratuitamente

O mês da campanha Janeiro Branco é destinado para reflexão sobre as emoções, e cuidar da saúde mental, com a mesma dedicação que se dá à saúde física. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa como o usuário pode se direcionar para ser atendido na rede de saúde mental. Com o objetivo de conscientizar a população e garantir o acesso a atenção mental, a secretaria enfatiza a relevância do manter o cuidado contínuo neste segmento.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a importância da campanha. “Este mês nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. A gestão oferece serviços de atendimento e acompanhamento para toda a população. Pedir apoio e cuidar da mente é um ato de coragem”, pontuou.

Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia da covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ONDE BUSCAR AJUDA?

Para o usuário do SUS que deseja atendimento na área da saúde mental, basta se direcionar primeiramente à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a partir disso, é feita a regulação e o encaminhamento aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

CAPS MADEIRA MAMORÉ

Promove cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre eles a esquizofrenia, podem receber atendimento especializado na unidade.

Os serviços disponibilizados:

  • Atendimento psiquiátrico;
  • Plantão psicológico;
  • Avaliação em saúde mental;
  • Atendimento multiprofissional em saúde mental;
  • Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
  • Visitas domiciliares a pacientes graves; e
  • Matriciamento às equipes de saúde.

O Caps é localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, Bairro São Cristóvão, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA