Rondônia
Recuperação de nascentes em propriedades rurais do município de Cacoal é estudada pela Sedam
Rondônia
Observando as necessidades para melhoria da qualidade da água a preservação do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoveu uma série de visitação à Nascente Municipal Modelo, para o reconhecimento da região, estudos e diagnósticos que possibilitem a elaboração do projeto de recuperação de nascentes da região.
A visita faz parte do “Projeto de Recuperação de Nascentes” que tem por objetivo estabelecer ações de restauração ambiental e conservação da biodiversidade em Rondônia.
O plano de trabalho do projeto hidroambiental trabalha na divulgação de práticas ambientais para proteção e conservação das nascentes, através da sensibilização da população a respeito da importância das nascentes, e a disponibilidade da água que elas oferecem e a importância delas.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos visitou a Fazenda Montana, de propriedade de Jonas Goes e Marco Alexandre, na Linha 7, Setor Prosperidade. O primeiro ponto de parada aconteceu na nascente de Ilson Pelin, na localidade Linha 208, km 10, Sitio do Vô. A nascente está situada em uma área privada. No mesmo terreno há outras duas nascentes, cujas águas brotam de forma difusa em uma cabeceira de drenagem.
“Estou encantado com o trabalho realizado na recuperação de nascentes e cumprimento Jonas Goes, pelo exemplo e referência para os demais donos de propriedades rurais. A Sedam está empenhada em proteger os recursos hídricos do nosso Estado, e vamos trabalhar para isto” disse o secretário Lagos.
As visitas tiveram objetivo de estudar novas técnicas para a implantação da recuperação e preservação das nascentes e que incluam os produtores no processo de preservação dos recursos hídricos, proporcionando a sustentabilidade das propriedades rurais.
O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal, Jorge Murer, participou das visitas para conhecer o Projeto Recuperação de Nascentes “Os produtores rurais fazem corredores ecológicos, fazem plantação de matas ciliares e ajudam a conservar o meio ambiente”, explicou.
Também estava presente às visitas, o secretário adjunto da Agricultura, Marcílio Leite.
Rondônia
Cuidados com a saúde mental durante mês alusivo ao Janeiro Branco é alertado à população
O mês da campanha Janeiro Branco é destinado para reflexão sobre as emoções, e cuidar da saúde mental, com a mesma dedicação que se dá à saúde física. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa como o usuário pode se direcionar para ser atendido na rede de saúde mental. Com o objetivo de conscientizar a população e garantir o acesso a atenção mental, a secretaria enfatiza a relevância do manter o cuidado contínuo neste segmento.
O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a importância da campanha. “Este mês nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. A gestão oferece serviços de atendimento e acompanhamento para toda a população. Pedir apoio e cuidar da mente é um ato de coragem”, pontuou.
Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia da covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
ONDE BUSCAR AJUDA?
Para o usuário do SUS que deseja atendimento na área da saúde mental, basta se direcionar primeiramente à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a partir disso, é feita a regulação e o encaminhamento aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
CAPS MADEIRA MAMORÉ
Promove cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre eles a esquizofrenia, podem receber atendimento especializado na unidade.
Os serviços disponibilizados:
- Atendimento psiquiátrico;
- Plantão psicológico;
- Avaliação em saúde mental;
- Atendimento multiprofissional em saúde mental;
- Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
- Visitas domiciliares a pacientes graves; e
- Matriciamento às equipes de saúde.
O Caps é localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, Bairro São Cristóvão, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Polícia7 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas