Agronegócio
Saúde do Homem e da Mulher encerra ação em Cacimbinhas com quase 150 trabalhadores rurais atendidos pelo programa
Agronegócio
O Programa Saúde do Homem e da Mulher atendeu quase 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais durante os três dias da ação no município de Cacimbinhas, região Agreste de Alagoas. Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa leva atendimento médico para essa parcela da população, que quase sempre tem dificuldade para manter a realização de exames de saúde em dia.
Em Cacimbinhas, o programa esteve na cidade nos dias 23 e 31 de março, e 1º de abril. O agricultor Cícero Siqueira Cavalcante, de 69 anos, foi um dos que esteve no posto de saúde para buscar atendimento. Após fazer o exame de PSA no dia 23, quando o programa teve início na cidade, ele retornou na semana seguinte para se consultar com o urologista Mário Ronalsa, parceiro do Senar Alagoas na ação.
O exame do agricultor apresentou alteração no PSA, e uma conversa com o médico o tranquilizou ao afastar o risco de câncer de próstata. “O urologista me disse que está tudo ok com a minha saúde, e que essa alteração [no exame] é normal e até esperada para a minha idade”, explica, aliviado.
Antes da pandemia, ele chegou a fazer exames, mas a suspensão dos atendimentos o deixou sem acesso aos resultados. “Estava um bom tempo sem ir ao médico, e quando finalmente consegui um tempo para ir, aí veio a pandemia e bagunçou tudo. Mas graças a Deus agora estou mais tranquilo”, diz ele, que ainda fez testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e ainda mediu a glicemia e fez aferição de pressão arterial.
Maria de Fátima Ferro, de 63 anos, também compareceu ao posto de saúde para participar do programa. Ela fez exame de citologia e recebeu encaminhamento para realização de mamografia, além dos demais exames oferecidos pelo Senar em parceria com a Prefeitura de Cacimbinhas.
“Fui atendida super bem por todo mundo. A médica foi muito atenciosa a todo instante. Gostei muito, já que fazia um bom tempo que não vinha ao médico para saber como anda a minha saúde”, diz.
Além do atendimento médico, os trabalhadores e trabalhadoras rurais que participaram do programa também assistiram a uma palestra do urologista Mário Ronalsa e da psicóloga Walescka Cajé. Ambos falaram sobre a importância de manter a saúde física e mental em equilíbrio, e no caso dos homens com um adendo especial: deixar o preconceito de lado e fazer o exame de toque retal, preventivo para câncer de próstata.
A doença é a segunda mais comum entre os homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que o Brasil registrou 61.200 novos casos e 13 mil óbitos somente em 2018. A cada 7 minutos, um brasileiro é diagnosticado com a doença. A cada 40 minutos, um morre.
As estatísticas também comprovam que 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados e 25% morrem devido à doença. Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase aguda.
“Mesmo com toda a tecnologia, nós ainda registramos cerca de 1,3 mil amputações de pênis por ano no país. Em Alagoas, a situação é pior. Fizemos uma pesquisa, entre 2007 e 2009, e encontramos o número de um pênis amputado a cada treze dias e meio. É uma estatística muito forte”, alerta o urologista nas suas palestras.
Novo formato
A coordenadora do programa no Senar Alagoas, Andrea Almeida, explica que devido à pandemia as atividades foram divididas em três etapas este ano.
“Fizemos o exame de PSA entre os homens no primeiro dia, e no segundo dia fizemos o de citologia para as mulheres. Já no terceiro e último dia, com o resultado do PSA em mãos, os homens são atendidos pelo urologista para realização do toque retal”, detalha.
“Esse programa já tem mais de 10 anos, e aqui em Cacimbinhas é a nossa primeira edição deste ano. Para 2022 estão previstas 15 edições do programa. Ele é muito bem aceito porque a gente sabe a necessidade do homem rural. A falta de acesso muitas vezes [aos serviços de saúde]. Então o Senar chega justamente para atender o pequeno produtor e preencher essa lacuna”, completa a coordenadora.
Em Cacimbinhas, o Senar contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender a demanda, além do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, responsável pela mobilização da comunidade.
“Tivemos uma procura acima da média esperada. Nós tivemos homens que vieram de quase 20 quilômetros de distância, de povoados vizinhos ao município. Homens que vieram mesmo da zona rural, que quebraram esse tabu e mostraram aceitação ao programa”, conta a secretária municipal de Saúde, Syntia Emanuela França. “Nossos agentes de saúde saíram para busca ativa e conseguiram também trazer essas pessoas para atendimento médico”, diz.
A próxima edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher do Senar Alagoas será realizada na cidade de Belém, na região Agreste, ainda neste mês de abril.
Agronegócio
Seagro faz balanço positivo do agronegócio em 2024
Em 2024, o Tocantins alcançou marcos históricos na produção de grãos e na pecuária, sendo responsável por uma produção recorde de milho, arroz e soja, e com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.
Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) o estado alcançou marcos relevantes, posicionando-se entre os maiores produtores de milho, arroz e soja no Brasil. A pecuária também obteve crescimento expressivo, com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.Tudo isso é reflexo de um trabalho contínuo, focado em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, inovação e, acima de tudo, o fortalecimento da agricultura familiar.
A agropecuária tocantinense é movida por um solo fértil, uma localização estratégica e uma integração cada vez maior de novas tecnologias, que impulsionam a produção de alimentos e fortalecem cadeias produtivas como a pecuária, o etanol e a fruticultura. O estado, que é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil, também possui grande potencial para se tornar um grande centro de produção de sementes de soja, consolidando sua importância no cenário nacional.
Em 2024, o Governo do Tocantins, em parceria com empresas como a Suzano, deu um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar com o lançamento do projeto “Pão da Terra de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Extrativismo”. O projeto, que visa modernizar práticas agrícolas e ampliar a produção, beneficia inicialmente 500 agricultores em oito municípios. Com isso, a produção de mandioca e a multiplicação de manivas-sementes ganham destaque, contribuindo para a inclusão de mais famílias no processo produtivo.
A pecuária do estado também não ficou para trás. Com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado, o Tocantins ocupa o 10º lugar no Brasil e o 3º lugar na Região Norte. A modernização do setor é promovida pelo programa “Mais Genética Tocantins”, que tem se mostrado fundamental para a melhoria da competitividade e sustentabilidade da pecuária, garantindo a qualidade do rebanho e posicionando o estado como um exportador de carne bovina para mercados exigentes como China e Hong Kong.
Além das vitórias no campo, o Tocantins também se destaca na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. A 1ª Rota da Fruticultura, realizada em outubro de 2024, percorreu municípios como Dianópolis, Miracema e Tocantinópolis, com foco na produção de frutas como abacaxi, banana, cacau e manga. O evento promoveu a troca de experiências entre produtores e agroindústrias, incentivando a diversificação da produção agrícola e ampliando a competitividade do setor.
Com um ano de 2024 repleto de resultados positivos, o Tocantins continua se consolidando como um polo de crescimento sustentável no agronegócio. A combinação de solos férteis, políticas públicas eficazes e uma estratégia voltada para a inovação tem atraído novos investidores para o estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população rural e urbana. O Tocantins é um exemplo claro de como o agronegócio pode ser um motor de crescimento econômico, sustentável e inclusivo para todo o Brasil.
Fonte: Pensar Agro
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
TJ RO3 dias atrás
TJRO adere à plataforma para servidores e magistrados utilizarem serviços de saúde, exercícios e terapia online