Rondônia

Sejus abre inscrições para III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

Rondônia


O curso está em sua terceira edição e no total serão disponibilizadas 70 vagas

Dando seguimento no fortalecimento da Segurança Pública do Estado, o Governo de Rondônia por meio da Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) publicou na última sexta-feira (11), o edital do III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (III CIRRC/RO). Em sua terceira edição, o curso já capacitou 60 servidores em turmas nos anos de 2016 e 2018.

O curso que será realizado no município de Porto Velho visa capacitar servidores do Sistema Penitenciário de Rondônia para atuarem diretamente na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos prisionais, utilizando os procedimentos e técnicas adequados e dentro da legalidade.

A carga horária será de aproximadamente 240 horas, sendo divididas em 20 dias. O aluno deverá permanecer 24 horas, no período do curso, à disposição da coordenação do III CIRRC/RO, para exercícios das atividades/missões. As atividades serão realizadas de acordo com a disponibilidade de recursos e logística da SEJUS, podendo ocorrer treinamentos nos mais variados ambientes internos, externos e naturais, bem como horários diurnos e noturnos.

O corpo docente do III CIRRC/RO será composto por instrutores da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP/CE) por meio do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP-CE) para ministração prática e teórica, bem como instrutores de outros Estados e instituições convidadas exclusivamente pela coordenação do curso.

VAGAS

No total serão disponibilizadas 49 vagas para policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia; 12 vagas para Policiais Penais, preferencialmente femininas, sendo 01 (uma) para cada uma das seguintes Unidades da Federação: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Piauí e Paraíba. Em Rondônia também será ofertada uma vaga para: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Penitenciária Federal de Porto Velho, Exército Brasileiro; além de duas vagas para o Departamento Penitenciário Nacional.

INSCRIÇÕES

O processo seletivo para ingresso no curso consistirá em Teste de Aptidão Física (TAF), para servidores da Sejus, e será realizado nos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná. As inscrições já encontram-se abertas desde a última sexta-feira (11) e devem ser feitas de forma virtual, com o envio de todos os documentos exigidos no edital para o e-mail: [email protected]. Servidores de outras intuições devem seguir o mesmo procedimento, sendo a realização do TAF responsabilidade de sua instituição de origem.

Para maiores informações acessar o edital publicado ou entrar em contato com a coordenação da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) através do número (69) 98481-9189.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Cuidados com a saúde mental durante mês alusivo ao Janeiro Branco é alertado à população

Publicados

em

No CAPS são oferecidos serviços e acompanhamento na área de saúde mental, gratuitamente

O mês da campanha Janeiro Branco é destinado para reflexão sobre as emoções, e cuidar da saúde mental, com a mesma dedicação que se dá à saúde física. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa como o usuário pode se direcionar para ser atendido na rede de saúde mental. Com o objetivo de conscientizar a população e garantir o acesso a atenção mental, a secretaria enfatiza a relevância do manter o cuidado contínuo neste segmento.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a importância da campanha. “Este mês nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. A gestão oferece serviços de atendimento e acompanhamento para toda a população. Pedir apoio e cuidar da mente é um ato de coragem”, pontuou.

Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia da covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ONDE BUSCAR AJUDA?

Para o usuário do SUS que deseja atendimento na área da saúde mental, basta se direcionar primeiramente à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a partir disso, é feita a regulação e o encaminhamento aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

CAPS MADEIRA MAMORÉ

Promove cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre eles a esquizofrenia, podem receber atendimento especializado na unidade.

Os serviços disponibilizados:

  • Atendimento psiquiátrico;
  • Plantão psicológico;
  • Avaliação em saúde mental;
  • Atendimento multiprofissional em saúde mental;
  • Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
  • Visitas domiciliares a pacientes graves; e
  • Matriciamento às equipes de saúde.

O Caps é localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, Bairro São Cristóvão, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA