Rondônia
Servidores de Planejamento do Estado participam de palestra para elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023
Rondônia
Pensando em sanar as dúvidas dos servidores públicos estaduais do Governo de Rondônia, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) realizou na última quinta-feira (17), o treinamento de alinhamento da prestação de informações para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2023, ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Palácio Rio Madeira (PRM).
As turmas foram atendidas em horários diferenciados obedecendo os protocolos sanitários. No primeiro ciclo, a palestra começou às 8 horas e o último finalizou às 12 horas. O treinamento foi ministrado pelos técnicos orçamentários da Sepog, Antônio José Alves da Silva, Ana Cláudia Sales Pinheiro e Liliane da Silva Souza Cseke. O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Planejamento Governamental (GPG), supervisionado pela coordenadora Jakeline Oliveira Costa Mackerte.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) indica as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte, no caso 2023. Define as metas e prioridades e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.
Dentre os assuntos apresentados no treinamento foram destacados: as estimativas de receita, de compensação da renúncia de receita, de despesa, de riscos fiscais e providências, origem e aplicação dos recursos obtidos na alienação de ativos, margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado entre outros.
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes e o adjunto Jailson Viana de Almeida, enfatizaram a importância das informações a serem encaminhadas à Sepog devem refletir da forma mais fidedigna possível as metas fiscais para o exercício 2023, o que proporcionará o adequado planejamento das ações orçamentárias para o próximo exercício.
As informações devem ser entregues por todas as unidades orçamentárias do Estado até o dia 2 de março, para análise consolidação dos técnicos orçamentários da GPG/Sepog, para posterior inclusão no Projeto da LDO 2023.
Na sequência, a peça de planejamento orçamentário será encaminhada pelo governador Marcos Rocha à Assembleia Legislativa (ALE-RO) até o dia 15 de abril de 2022.
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia5 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia6 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Rondônia5 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO trabalha na melhoria da sinalização de rodovias estaduais
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Militar prende suspeito por adulteração de veículo