Rondônia
Tratamento de água é tema de projeto desenvolvido por estudantes em Machadinho d’Oeste
Rondônia
Os alunos da EMEIEF Professor Claudiomir Campestrini, em Machadinho d’Oeste, participaram de uma importante iniciativa chamada “União Faz a Vida”. O projeto, desenvolvido por uma cooperativa de crédito, conta com a colaboração da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e proporciona aos estudantes uma imersão no processo de captação e tratamento da água, além de uma visita ao principal ponto de captação da cidade, o Rio Belém. A ação aconteceu na sexta-feira (20).
Durante a iniciativa, estudantes dos turnos da manhã e tarde participaram de palestras e assistiram a vídeos sobre as ações da Caerd. O professor Diolecio Lima Brandão explicou que, o projeto trabalha com os questionamentos feitos pelos próprios alunos. Com isso, é possível fazer uma interligação das indagações com os objetos de conhecimento, exigidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para esclarecer os questionamentos e assim, absorver os conhecimentos necessários nessa etapa de ensino.
Os alunos escolheram o tema: “Tratamento de Água” para o desenvolvimento do projeto, refletindo a relevância do assunto na comunidade. Em um momento de crise hídrica que afeta a região, a conscientização sobre o uso responsável da água se torna, ainda mais importante. “Estamos enfrentando desafios significativos em relação à disponibilidade de água. Por isso, é essencial que os alunos aprendam sobre o ciclo da água, e também, a importância de utilizá-la de forma consciente e eficaz”, ressaltou o professor.
Os estudantes estão envolvidos em atividades que buscam compreender o ciclo da água e assim, compartilhar esse conhecimento com suas famílias. “Queremos que as crianças cheguem em casa e expliquem aos pais o processo de tratamento da água e como ela chega potável às residências”, destacou Diolecio Lima Brandão.
USO CONSCIENTE
A gerente interina da Caerd, em Machadinho d’Oeste, Jaqueline Lima, que teve a oportunidade de fazer uma palestra aos estudantes, juntamente ao agente de sistema e saneamento, e operador de ETA, Genner Gomes de Oliveira, enfatizou, também, a importância da parceria. “O projeto é uma excelente oportunidade para que os alunos aprendam sobre a água de forma prática. Estamos comprometidos em educar a comunidade sobre a importância da preservação e do uso consciente desse recurso tão valioso, especialmente em tempos de escassez.”
O projeto será concluído até o final do ano, e tem como foco, a conscientização sobre o tratamento da água. “Trabalhar o tema do processo de tratamento da água é fundamental, pois, trata-se de uma questão muito abordada pela comunidade de Machadinho d’Oeste. Este novo método de trabalhar projetos envolve os alunos de forma ativa, permitindo que escolham o tema que mais impacta”, concluiu o professor.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Iluminação pública garante mais segurança e conforto em Bom Sucesso, distrito de Seringueiras
A população do Vale do Guaporé, especialmente da Linha 12 do distrito de Bom Sucesso, em Seringueiras, comemorou mais uma importante conquista com a instalação do sistema de iluminação pública em LED. A iniciativa transformou a realidade da população relacionadas à falta de iluminação. O projeto executado pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), em parceria com a Prefeitura de Seringueiras, contou com um investimento de mais de R$ 500 mil.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iluminação de espaços públicos reflete o engajamento da gestão estadual em atender às demandas das comunidades, promovendo segurança, valorização dos espaços públicos e desenvolvimento dos municípios e distritos do estado. “O governo tem investido em infraestrutura moderna para melhorar, ainda mais, o bem-estar da população rondoniense”, ressaltou.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou o impacto das iniciativas na segurança e no conforto dos moradores. “Há alguns meses, estivemos aqui, e esses postes ainda estavam sendo fabricados. Hoje, temos a satisfação de ver a iluminação em funcionamento.”
MODERNIZAÇÃO
A nova iluminação pública faz parte de um conjunto de investimentos do governo de Rondônia, voltado à infraestrutura e melhoria da qualidade de vida no estado.
Segundo a moradora Claudia Camila, “anteriormente, a linha era bem escura, diferente de como está hoje. Agora, com a nova iluminação, acredito que será ótimo para as nossas crianças e toda a população aqui do distrito”, disse.
MAIS OBRAS
Além da iluminação, o governo do estado destinou cerca de R$ 150 mil para a construção do portal turístico, no distrito de Bom Sucesso. Com a inscrição “Eu amo Bom Sucesso”, o cartão-postal reforça a identidade local e embeleza a localidade.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil5 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia5 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia5 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Polícia4 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
-
Rondônia5 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
-
Rondônia5 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro