Rondônia
Ação itinerante promove doação de sangue neste sábado, 26, em Mirante da Serra
Rondônia
Doadores de sangue podem participar do projeto Fhemeron Itinerante, promovido pelo governo de Rondônia, que acontece neste sábado (26), no município de Mirante da Serra, região Central. A ação é conduzida pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), que vem trabalhando para evitar o desabastecimento de bolsas de sangue nos hemocentros estaduais.
Uma equipe da Fundação foi designada na sexta-feira (25), para organizar o fluxo de coletas e levar uma estrutura semelhante a um hemocentro até o local, com o objetivo de prestar atendimento à população. Para participar, os interessados na doação. podem comparecer no sábado (26), das 8h às 18h; na Escola Estadual Migrantes, sito à Rua Princesa Isabel, nº 2.369, Bairro Centro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, promover ações que mobilizem a todos para garantir o direito à saúde é uma das políticas públicas do estado, que tem ganhado eficiência. “Essas ações itinerantes têm sido intensificadas pelo fato que vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade. O governo do estado sempre prioriza iniciativas que sejam pautadas pela celeridade, principalmente neste caso, que permite a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros”, ressaltou.
IMPORTÂNCIA DE DOAR
As doações de sangue têm sido cada vez mais solicitadas na rede de saúde do estado, tendo em vista que, uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, o que implica na renovação dos estoques. Conforme o Hemocentro estadual, os pacientes com doenças crônicas que precisam de transfusões ou passam por procedimentos cirúrgicos são o principal público que mais necessita de sangue.
O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, enfatizou que qualquer cidadão pode participar do ato de solidariedade, desde que siga os critérios estabelecidos para a iniciativa. “O gesto faz com que as pessoas reconheçam a importância de doar, ao conhecer os passos que o insumo percorre até chegar ao destinatário e como a iniciativa assegura vidas. Aqueles que se tornam doadores, abraçam esta campanha, participando de forma constante.”
CRITÉRIOS
A população deve seguir alguns critérios estabelecidos, a fim de realizar a doação, tais como:
– Estar bem de saúde e alimentado;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
– Pesar 50 kg ou mais;
– Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
– Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
– Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
– Tomar um café da manhã leve;
– Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e
– Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).
PRÓXIMAS AÇÕES
Até o final do ano, o governo de Rondônia manterá um cronograma de campanhas do projeto Fhemeron Itinerante como estratégia para atrair mais voluntários. As próximas edições vão ocorrer em novembro.
Os interessados podem participar das atividades nas seguintes datas:
- 8 e 9 de novembro: Urupá e Cerejeiras;
- 15 e 16 de novembro: São Felipe d’Oeste;
- 22 e 23 de novembro: Vale do Anari e São Miguel do Guaporé;
- 29 e 30 de novembro: Espigão do Oeste; e
- 6 e 7 de dezembro: Ouro Preto do Oeste e Colorado do Oeste.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento