Rondônia

Agentes e auxiliares de trânsito das regionais de Ji-Paraná e Jaru do Detran fazem treinamento da operação Lei Seca

Rondônia


Agentes e auxiliares de trânsito estão sendo treinados para atuarem no novo formato da Lei Seca Presente

Agentes e auxiliares de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) das Regionais de Jaru e Ji-Paraná fizeram nesta quinta-feira, 3, treinamento sobre os novos métodos de atuação da operação Lei Seca Presente, que passou a ser mais dinâmica e com resultados mais eficientes com investimentos tecnológicos. O treinamento é realizado por uma equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e foi realizado no auditório da Escola Estadual José Francisco dos Santos em Ji-Paraná.

O diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que a operação Lei Seca passou por reformulação nos modos operacionais com a introdução do etilômetro Alcolizer que consegue detectar teor de álcool por aproximação, “com a chegada desse equipamento a operação Lei Seca foi totalmente reformulada, deixando de ter baias, os condutores são abordados dentro dos carros e sem descer dos veículos conseguimos identificar se existe ou não teor alcoólico”, afirmou o coordenador da Lei Seca em Rondônia.

Detran Rondônia é o primeiro no país a adquirir o Alcolizer

Segundo Ribeiro a capacitação consiste em treinar agentes e auxiliares de trânsito sobre a nova forma de trabalhar na operação Lei Seca Presente, o novo equipamento vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de estar dirigindo sob efeito alcoólico. O Alcolizer é um bafômetro passivo, chamado assim, porque ao contrário do etilômetro tradicional não há necessidade de ser assoprado. O aparelho consegue captar no ar se a pessoa esta sob efeito de álcool ou não.

O novo etilômetro não dispensa o uso do bafômetro tradicional, aquele que o condutor faz o teste assoprando. O Alcolizer é utilizado para fazer uma espécie de triagem prévia, “se o aparelho acusar que há teor alcóolico o motorista é convidado para fazer o teste convencional”, explicou Welton Roney.

Participaram do treinamento servidores da Regional de Jaru que é composta pelos municípios de Ouro Preto do Oeste; Nova União e Theobrama que compõe a regional. E da Regional de Ji-Paraná que é formada pelas cidades de Alvorada do Oeste; Urupá; Teixeirópolis e Presidente Médici. Durante o treinamento os agentes puderam visualizar a planta organizacional da operação e da mesa de atendimento ao usuário, tudo com intuito de identificar os gargalos e dar mais agilidade nos procedimentos.

Todos os agentes e auxiliares de trânsito vão trabalhar uniformizados

A Central de Consultas do Sistema de pesquisa da autarquia Detrannet, controle de abordagens de veículos nas baias, preenchimento correto do Auto de Infração de Trânsito (AIT), além de conhecimentos e interpretações das leis que compõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após a parte teórica do treinamento os agentes e auxiliares de trânsito foram para a rua sumular uma operação Lei Seca Presente para avaliar o aprendizado e sanar as dúvidas que surgiram durante a simulação da OLS.

Além do diretor de Fiscalização, Welton Ribeiro, contribuíram para a realização do treinamento a coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Sâmia de Lima Almeida, o auxiliar em fiscalização de trânsito, Joe Araújo dos Santos e o agente de trânsito, Johelyton Hartmann Saldanha que revezaram nas aulas teóricas e práticas.

A Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito, também levou uniforme para todos os agentes e auxiliares que trabalham nas ações de fiscalização. Os servidores foram orientados a ler o regimento que rege as regras sobre a utilização dos referidos uniformes que são compostos por cinco modalidades de roupas, sendo farda tática, de deslocamento, trabalho administrativo, gandola e colete de fiscalização.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

É tempo de celebrar o Natal e agradecer pelas bênçãos recebidas

Publicados

em

Fé no nascimento do salvador Jesus Cristo leva exemplo de servir e amar ao próximo por meio das atitudes humanas no dia a dia

Chegou a época de celebrar o Natal, festa cristã que traz oportunidade de agradecer a Deus pelas graças recebidas ao longo do ano, especialmente pelo dom da vida que é confiado às pessoas, na qual são convidadas a usá-la com sabedoria para transmitir ao mundo: alegria, amor, paz, esperança e união.

A fé no nascimento do salvador Jesus Cristo leva exemplo de servir e amar ao próximo por meio das atitudes humanas no dia a dia. E este é o maior desafio para a humanidade, mas pode se tornar real quando as pessoas são encorajadas a acreditar na mudança que podem fazer.

Com esse entendimento, o estado de Rondônia caminha firme rumo ao progresso, moldando o crescimento através da união de forças de trabalhadores dedicados a transformar esta sociedade para melhor. E como resposta, o povo é contemplado com saúde, educação, assistência social, segurança pública, dentre outras áreas.

Muitos são os benefícios que elevam a dignidade humana, e o governo de Rondônia tem olhado com atenção ao fazer deste estado, um lugar de referência para se viver. Dessa forma, espera-se alcançar harmonia e prosperidade que proporcionarão melhores condições de vida ao povo rondoniense.

Que esta festa especial seja repleta de bênçãos às famílias e amigos, e se torne um grande motivo para cultivar a fraternidade e o respeito. Que tenhamos uma excelente celebração de Natal, e que Deus nos guie para um novo ano de realizações e sucesso!

A todos, um feliz e abençoado Natal!

Marcos José Rocha dos Santos
Governador do estado de Rondônia

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA