Rondônia
Agevisa esclarece dúvidas sobre vacinação de gestantes; Campanha de Multivacinação será neste sábado, 25
Rondônia
Com o objetivo de diminuir as dúvidas sobre a vacinação em gestantes, garantir uma maior cobertura vacinal e incentivar a atualização do cadastro vacinal, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa/RO esclarece dúvidas sobre a vacinação referentes às doenças em evidência.
Para as gestantes que necessitam atualizar o cartão vacinal, durante toda a gestação são recomendadas quatro vacinas de rotinas, sendo a Vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do tipo adulto, que protege contra difteria, tétano e coqueluche); Vacina dT (Dupla Adulto, protege contra difteria e tétano); Vacina contra Hepatite B e Vacina contra Gripe (Influenza). Todas essas vacinas deverão ser utilizadas de acordo com o histórico vacinal prévio da mulher, avaliada pela equipe de saúde.
A Agevisa informa ainda que elas não podem tomar as seguintes vacinas: Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Sarampo, HPV, Varicela e BCG.
As vacinas recomendadas protegem mãe e bebê, não trazendo nenhum risco e sem prejuízos com a produção do leite materno. Se a grávida estiver com as vacinas recomendadas atrasadas, não há contra indicação em aplicar todas num mesmo momento, agendando-se as doses subsequentes, de acordo com cada vacina.
DIA V
Para melhorar a cobertura vacinal no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, organiza junto aos municípios uma campanha de multivacinação. O evento acontecerá no próximo sábado (25).
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima explica que o alerta é para a possibilidade do retorno de doenças que já estavam em processo de erradicação ou erradicadas no Brasil e que precisam ser mantidas sob controle sanitário. “A campanha é de suma importância para os rondonienses, em especial àqueles que perderam prazos e não completaram o esquema vacinal. Essas pessoas tornam-se mais vulneráveis às doenças. Estaremos com salas de vacinas à disposição da população em todo o Estado, por meio da parceria com os municípios”, ressalta.
DADOS
Um dos exemplos refere-se aos dados da Cobertura Vacinal (CV) de todas as vacinas do calendário da criança menor de um ano de idade. No estado de Rondônia, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – MS para cada vacina é de 90% para a BCG e rotavírus humano, e 95% para as vacinas poliomielite, Penta (DTP/Hib/HB), pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, hepatite A e tríplice viral D1. A campanha tem como foco fortalecer a cobertura vacinal de rotina afetada pelo período de pandemia da covid-19.
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE