Agronegócio
Anec revisa para cima exportações de soja e milho em novembro
Agronegócio
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou suas projeções para as exportações brasileiras de soja e milho em novembro. A expectativa agora é de 2,81 milhões de toneladas de soja, acima da estimativa anterior de 2,45 milhões, enquanto a exportação de milho foi revisada para 5,38 milhões de toneladas, ante os 4,77 milhões previstos na semana passada. Também houve aumento na previsão para o farelo de soja, que deve alcançar 1,87 milhão de toneladas, comparado aos 1,56 milhão da projeção anterior.
No início do mês, entre 3 e 9 de novembro, o Brasil exportou 464,771 mil toneladas de soja, e espera-se que o volume aumente para 809,935 mil toneladas entre 10 e 16 de novembro. Mesmo com o avanço em novembro, as exportações de soja registram uma queda em relação ao mesmo período de 2023, quando foram embarcadas 4,599 milhões de toneladas. Em outubro de 2024, o volume exportado foi de 4,444 milhões de toneladas, também superior ao projetado para este mês.
Para o farelo de soja, o Brasil deve exportar 1,87 milhão de toneladas em novembro, um aumento em comparação com novembro de 2023, quando o volume foi de 1,652 milhão de toneladas. No entanto, houve uma retração em relação a outubro de 2024, mês em que foram exportadas 2,462 milhões de toneladas. Durante a primeira semana de novembro, o país enviou 346,739 mil toneladas de farelo de soja, e a expectativa para a segunda semana é de 702,074 mil toneladas.
Esses resultados refletem desafios logísticos e de mercado, com um cenário menos aquecido em comparação ao mesmo período do ano anterior, apontando para uma desaceleração nas exportações de soja em grão e derivados.
Fonte: Pensar Agro
Agronegócio
MS dá prazo para declaração da área plantada de soja
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro próximo para declarar as áreas plantadas com soja da safra 2024/25. A obrigatoriedade foi reforçada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que destacou a importância do cadastro no combate à ferrugem asiática, a principal ameaça à cultura da soja no Brasil.
Neste ciclo, a área plantada com soja no estado deve crescer 6,8% em comparação à safra anterior, alcançando 4,501 milhões de hectares, de acordo com dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare, com expectativa de produção total de 13,977 milhões de toneladas, baseada na média dos últimos cinco anos.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou a gravidade da ferrugem asiática, que pode causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou Ingold. A medida também complementa o calendário fitossanitário e o período de vazio sanitário, ambos essenciais para prevenir a propagação da doença.
A semeadura da soja no Mato Grosso do Sul teve início em 16 de setembro e segue até 31 de dezembro, respeitando o calendário estabelecido para garantir a sanidade da lavoura. Esse planejamento permite que os produtores mantenham altos índices de produtividade e reduzam os riscos de perdas causadas por pragas e doenças.
O cadastro da área plantada não é apenas uma exigência burocrática, mas também uma ferramenta estratégica para o agronegócio de Mato Grosso do Sul. Além de contribuir para a proteção das lavouras, ele permite um monitoramento mais eficiente por parte das autoridades e fortalece o setor como um todo. Os agricultores interessados podem realizar a declaração de forma simples e gratuita no site da Iagro.
Com o crescimento na área plantada e perspectivas positivas para a produção, o estado reafirma sua relevância no cenário nacional e internacional da soja. A colaboração entre produtores e entidades é essencial para manter a competitividade e enfrentar os desafios do setor.
Para fazer sua declaração clique aqui
Fonte: Pensar Agro
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Esporte7 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
-
Rondônia6 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Esporte7 dias atrás
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
-
Rondônia6 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia6 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Rondônia3 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado