Rondônia

Artesãos representam Rondônia na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco

Rondônia

A Feira é um dos maiores e mais esperados eventos de artesanato da América Latina

Cinco expositores rondonienses apresentam uma diversidade de produtos que capturam a essência do estado, na 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), um dos maiores e mais esperados eventos de artesanato da América Latina, que está acontecendo no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 3 e 14 de julho. A feira reúne mais de 5 mil expositores de todo o Brasil e outros países.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os artesãos são os guardiões das tradições e histórias que compõem a cultura do estado. “Cada peça exibida é mais do que um objeto, é uma expressão de identidade, criatividade e resiliência local. A presença de Rondônia na feira destaca a habilidade e inovação dos artesãos, fortalece a sustentabilidade e reafirma o empenho do governo em promover a economia criativa”, ressaltou.

Estande do artesanato rondoniense se destaca no evento

A participação dos artesãos de Rondônia, no evento pode abrir possibilidades para novos mercados e parcerias comerciais. Entre os expositores, encontram-se artesãos renomados, como Tony Cinta Larga que trabalha com materiais encontrados em solo indígena, bem como, penas, madeira e cipó. “Sou da etnia Cinta Larga, de Pimenta Bueno. Entre todas as feiras nacionais que participei, a Fenearte está sendo a melhor experiência que estou vivendo, realmente é a maior vitrine nacional”, destacou o expositor.

Representando o estado de Rondônia, o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Junior Lopes evidenciou a relevância da participação no evento. “A feira é uma plataforma para os artesãos mostrarem seus trabalhos e se conectarem com novos mercados. Estamos orgulhosos de trazer a beleza e a cultura de Rondônia para esta vitrine nacional e internacional,” salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA