Pesquisar
Close this search box.

Coluna Espaço Aberto

As decisões judiciais conhecidas antecipadamente por especialistas de Rondônia

Colunistas

CONHECIMENTO

Nas rodas de conversas sobre política o que mais se vê são “entendidos” no assunto. A maioria faz ginástica mental para explicar como chegam a tais conclusões.

ESPECIALISTAS

Nos grupos mais conhecedores das “entranhas” do Poder , os diagnósticos são bem mais claros e convictos. Dizem que existem lógicas inabaláveis, portanto é só montar o quebra cabeça.

PRIVILEGIADOS

No entanto, as melhores explicações estão com aqueles que fazem parte do jogo político. Assessores “muito bem informados” não medem esforços para demonstrar seus conhecimentos e as informações “secretas ” que possuem.

DETALHES

A certeza do que dizem é tão veemente, que não há contraditório. Como questionar fatos diante de argumentos tão pertinentes? Não há uma única possibilidade.

JUSTIÇA

Mas, espere um pouco mais, a melhor parte ainda não chegou. Daqui a pouco eu conto.

PERFIL

Os ditos conhecedores da política se destacam entre os extremistas, sejam eles de Direita ou de Esquerda. São aqueles que já tem uma leitura pronta de tudo.

APADRINHADOS

O grupo dos entendidos é formado por gente que conhece o desembargador, a esposa dele, o filho, os sobrinhos, os genros e as noras. Pronto! Eis as razões das conclusões tão lógicas que não deixam dúvidas.

“GRATIDÃO”

Seriam os “mamadores das tetas públicas”, garantem.  Todo mundo acomodado em algum lugar, o que justifica as vistas grossas e o toma lá dá cá.

DECISÃO

Fechado então. Eis aí a justificativa para se saber como a Justiça irá decidir quanto a esse ou aquele caso político que está em apreciação.

COMBINADO

Se alguém pondera o andamento de um processo apresentando provas robustas, os tais entendedores enfatizam: ” Relaxa, já está tudo acertado. Não adianta argumentar sobre o que já está decidido.

DE VOLTA

Pois bem, voltando ao título sobre a melhor parte do texto, é exatamente o perfil dos supostos conhecedores da política que escancara  a verdadeira hipocrisia.

NORMALIDADE

Essa gente entendida – formada na maioria por extremistas ou antipetistas – argumenta que é normal nosso judiciário rondoniense já ter decisão pronta para casos em andamento, que ainda nem chegaram para julgamento.

NORMALIDADE 2

As ramificações e comprometimento dos julgadores seriam a garantia de que não há sanção ou penalidade contra políticos suspeitos. Mesmo que haja vultuosa robustez em qualquer que sejam as denúncias que tenham chegado aos tribunais.

PETULÂNCIA

O desaforamento é tanto que alguns incautos alardeiam que “tudo já foi acertado” e se atrevem até mesmo a pontuar de onde sairiam as decisões favoráveis em benefício dos réus que se encontram na berlinda.

CHICO SIM, FRANCISCO NÃO

O mais curioso da dissertação de hoje, não é a clarividência dos supostos entendedores da política, mas sim a jacobice da maioria.

CHICO 2

No cenário local, cabe fazer acordos e beneficiar quem quer que seja em nome do privilégio dado a terceiros.

STF

No entanto, quando o assunto são os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), isso é algo completamente inaceitável, dizem os entendidos no tema. Aliás, os mesmos que afirmam achar “normal” que as coisas sejam previamente acertadas em nossos Ministério Público (MP) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) locais.

 

MDB

O deputado estadual Ismael Crispin é o mais novo filiado do Movimento Democrático Brasileiro. Crispin, que era do PSB, assinou ficha no MDB no sábado passado em São Miguel do Guaporé.

OUTRA ALTERAÇÃO

Com objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito durante todo período do Natal Porto Luz 2023, realizado no Parque da Cidade, a Prefeitura de Porto Velho realizou uma simulação visando evitar acidentes e outros desconfortos.

MUDANÇAS

As duas ruas Apolo, que ficam em frente ao Parque da Cidade, serão transformadas em estacionamento à população. Na avenida Calama, também em frente ao parque, serão feitas três canalizações.

 

FACILITAÇÃO

Uma para veículos de urgência e emergência (ambulâncias e viaturas da polícia), entrada e saída de veículos para embarque e desembarque de autoridades e pessoas com mobilidade reduzida e proibição de sentido do lado direito da via, que será transformada em duas pistas para não atrapalhar a fluidez de veículos.

 

TEM MAIS

Outra alteração será feita na rua Adailton Feitosa, ao lado do parque, sentido zona Leste, que passa a ter apenas um fluxo, sentido av. Pinheiro Machado.

PONTUAL

Durante o período de atividades no Parque da Cidade, a Semtran vai reservar alguns espaços para atender pessoas em caso de urgência e emergência. A sinalização diferenciada será mantida de 25 de novembro até o dia 7 de janeiro de 2024, quando encerram as atividades natalinas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA