Rondônia
Atividades de integração e gincana são realizadas em comemoração ao Dia do Servidor Público
Rondônia
Teve início nesta quinta-feira (24), as celebrações em alusão ao Dia do Servidor Público, que ocorre oficialmente em 28 de outubro. O evento, realizado no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, inclui a Gincana do Servidor Público e diversas atividades que promovem integração, lazer e solidariedade entre os servidores estaduais.
De iniciativa do governo de Rondônia, com foco na motivação e no fortalecimento dos laços entre os servidores, a Gincana deste ano é uma iniciativa do governo de Rondônia, que visa cultivar valores como trabalho em equipe e comprometimento no atendimento à comunidade. A organização ficou a cargo da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), campeã da edição anterior. Durante o primeiro dia de atividades, os servidores participaram de provas como o Desenho Cego, uma caça ao tesouro, questões sobre a história de Rondônia e um Quiz musical, contabilizando pontos para suas respectivas equipes.
A servidora pública, Hosana de Jesus Maciel, atua há 26 anos, na secretaria da Corregedoria-Geral da Administração da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), também compartilhou sua experiência como servidora. “É uma grande responsabilidade ser servidora pública. Já enfrentei grandes desafios e tenho muito orgulho de trabalhar para o governo”, declarou. Ela ressaltou, ainda, que veio com as colegas de trabalho em clima de festa, com “cabelo maluco”. “Viemos com o cabelo diferente para participar das atividades e torcer pela nossa equipe.”
Já para a auxiliar administrativa da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Miriam Lima, relatou sobre sua primeira participação na gincana. “Estou gostando muito. É sempre bom interagir com todas as secretarias, brincar e conhecer novas pessoas”, afirmou.
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, José Hélio Cysneiro Pachá, destacou a importância do evento. “É gratificante proporcionar momentos de diversão para os servidores, que merecem. Cada servidor, seja efetivo, temporário, estagiário ou comissionado”, afirmou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou sobre o evento, enfatizando que momentos como esse fortalecem a união e valorização do servidor público, fundamentais para o desenvolvimento de Rondônia. “A celebração do Dia do Servidor é uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação de cada um que faz parte da administração pública,”
O titular da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, ressaltou que, a gincana é uma oportunidade de celebrar a contribuição de todos os participantes. “Os servidores são a chave para o sucesso das ações do governo”, declarou.
As atividades seguem nesta sexta-feira (25), com homenagens aos servidores, sorteio de brindes, finalização da gincana, entrega de cestas básicas, concurso de fantasia e premiação.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento