Rondônia

Campanha evidencia a função da Força Penal Nacional em mobilização social realizada em Porto Velho

Rondônia

Palestras destacaram a importância da Força Penal Nacional na segurança pública

Através da temática “Preservação e garantia dos direitos”, foi realizado entre os dias 7 e 12 de outubro, em Porto Velho, uma programação sobre a função da Força Penal Nacional (FPN). As ações contaram com diferentes atividades com o objetivo de mobilizar a sociedade civil sobre a importância da Polícia Penal no âmbito nacional e estadual.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou as atividades que incluíram palestras, visitas às escolas infantis, corrida operacional, exposição pública de materiais e insumos, doação de sangue e distribuição de garrafas. As ações foram executadas por uma equipe composta por 30 policiais penais da FPN de todo o Brasil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações permitiram aproximar a sociedade do Sistema Penal, apresentando de forma educativa como funcionam os processos penais, a importância do pleno funcionamento do sistema para a população, e também sua missão, visão e valores.

O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Caio Custódio, comentou sobre as atividades realizadas: “É extremamente importante e válido o evento, para a questão da visualização da Polícia Penal na parte social, e o trabalho que estamos realizando  em conjunto com a força penal de vários estados.”

SOBRE A CAMPANHA

Exposição pública de materiais e insumos da Polícia Penal reforçam o compromisso com a sociedade

A programação iniciou com uma palestra educativa com mobilizadores no dia (7), na qual foram abordados os principais conceitos da Força Penal Nacional e seu papel na promoção da cidadania.

No dia seguinte, as atividades se estenderam com visitas em escolas públicas, onde crianças e adolescentes participaram de um bate-papo e palestra sobre a importância da educação na formação do indivíduo.

SOLIDARIEDADE

A campanha também contou com uma ação de doação de sangue, por meio dos policiais penais, realizada na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).

No dia 10, foi realizado uma doação de brinquedos no Hospital Infantil Cosme e Damião, para as crianças internadas na unidade. O diretor adjunto do Hospital, João Selhorst, destacou a importância da iniciativa, “esse período do ano é um dos mais aguardados na unidade e um momento que traz muita alegria para as crianças. Para que isso aconteça precisamos dessas parcerias e iniciativas tão importantes.” Uma corrida operacional foi realizada na tarde do mesmo dia, no Espaço Alternativo de Porto Velho, mobilizando a comunidade em prol da saúde e do bem-estar.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS

A programação encerrou no dia 11, com uma exposição de materiais de segurança da FPN. O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou os benefícios gerados com as ações da Senappen salientando que, as ações desenvolvidas durante a semana conseguiram alcançar diversas pessoas, que certamente, compreenderam as atividades realizadas pela Policia Penal.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA