Rondônia

Casa de Detenção de Cacoal recebe melhorias com investimentos do Estado; mão de obra dos reeducandos foi utilizada

Rondônia


Casa de Detenção de Cacoal agora conta com novos alojamentos para os servidores, sala de comissariado, entre outros espaços

Com recursos do Fundo Penitenciário do Estado, o Governo de Rondônia disponibilizou R$180 mil para serem investidos em obras e serviços de infraestrutura na Casa de Detenção de Cacoal. O recurso foi para a aquisição de insumos visando a construção de novos espaços dentro da unidade prisional. A mão de obra foi totalmente dos reeducandos.

As benfeitorias contribuem para melhoria nas condições de trabalho dos policiais penais

“Concluímos a construção de dois dormitórios para atender os funcionários da unidade prisional e na parte debaixo da estrutura, uma recepção nova, uma sala de revista com os equipamentos que temos e auxiliam na prevenção e detecção de material ilícito. Tudo isso, com recurso do Estado disponibilizado para a unidade prisional, com o qual fizemos aquisição dos insumos, dos materiais, e utilizamos a mão de obra de reeducandos”, detalha Gilberto Andrade, diretor da Casa de Detenção.

Segundo ele, a unidade prisional de Cacoal conta com muitos apenados dispostos e engajados com as atividades laborais. “Temos aqui reeducandos bastante qualificados para poder operar junto à execução deste tipo de projeto de construção. Além disso, oferecemos oficinas de trabalho de lanternagem, marcenaria, corte e costura. Com essas atividades, a gente observa que até o comportamento e a disciplina dentro da unidade prisional evolui significativamente, porque o apenado busca a oportunidade de trabalhar”, destacou.

O policial penal Douglas Osório de Carvalho atua na Casa de Detenção de Cacoal desde 2018. De lá pra cá, muita coisa mudou diz ele. “Qualidade em saúde! A questão da insalubridade aqui era muito alta e depois de uma série de mudanças, melhorou muito em relação às condições de trabalho. A estrutura que fizeram para nós, quarto, alojamento, ar-condicionado nas guaritas, bloqueteamento, tudo isso contribui. Quando eu cheguei aqui era bem feio, era bem complicado para nós trabalharmos. Mudou bastante”, ressalta.

Em 2021, parceria com o DER permitiu a instalação de uma pequena fábrica para a produção de bloquetes

Além da finalidade educativa e produtiva, as atividades laborais por parte dos reeducandos possibilitam a remissão de pena. A cada três dias trabalhados, é possível reduzir um dia de pena.

O bloqueteamento citado pelo policial penal foi outra grande obra totalmente executada pelos reeducandos, em 2021. Todos os bloquetes utilizados no calçamento da unidade prisional de Cacoal foram produzidos por eles próprios em uma oficina montada com o apoio do Departamento de Estradas  de Rodagem e Transportes (DER), que cedeu maquinários à Casa de Detenção. Milhares de bloquetes foram produzidos e utilizados no calçamento de aproximadamente 1.2 mil metros quadrados de área.

“A gente fica impressionado com a evolução na Casa de Detenção de Cacoal. A realidade mudou muito nestes últimos três anos. Sequer havia o calçamento desta unidade e hoje a gente pode conferir espaços novos, revitalizados, além das diversas atividades laborais que são oferecidas aos reeducandos”, destacou o secretário executivo regional da Casa Civil em Cacoal, José Moura dos Santos.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA