Colunistas
Cassol chama delegado da “Carne Fraca” de irresponsável. E ele tem razão
Colunistas
E ainda, tomado de “juizite”, Sérgio Moro manda deter blogueiro para descobrir fonte de vazamentos na PF
Subiu à cabeça
O juiz Sérgio Moro, envaidecido com todos os holofotes que o iluminam, foi tomado de “juizite aguda” e resolveu determinar busca e apreensão de equipamentos do blogueiro Eduardo Guimarães, do “blog da Cidadania” e conduzir o jornalista coercitivamente para tentar descobrir suas fontes, que repassaram informações antecipadas sobre operações da Polícia Federal. Interessante que o magistrado só se preocupa com esses vazamentos. Ele poderia se preocupar com quem vazou criminosamente as conversas da então presidente Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula às vésperas da nomeação de Lula para a Casa Civil. O Brasil vem flertando perigosamente com a ditadura disfarçada de “combate à corrupção”. Moro é um juiz e apenas isso. Ele não está acima da lei, e caso ele queira mudar a Constituição, que se candidate a deputado federal ou ao senado.
Rádio cipó
O vice-prefeito de Candeias do Jamari Luiz Ikenoguchi tomou posse, e antes mesmo do fim do luto oficial, exonerou toda a equipe de Chico Pernambuco e já nomeou os dele. Isso foi o suficiente para que a “rádio cipó” da cidade começasse a olhar com desconfiança para o vice. Pelo sim, pelo não, a polícia não está descartando nenhuma hipótese e as investigações continuam.
Irresponsável
Foi dessa forma que o senador Ivo Cassol (PP) classificou a forma como o delegado da Polícia Federal agiu em relação à Operação Carne Fraca, “foi um abuso de autonomia de poder, se ele sabia que tinha carne estragada há dois anos atrás, ele deixou a sociedade inteira consumir carne podre até agora e não fez nada”. O senador aproveitou para alfinetar a PF também em relação às operações envolvendo políticos, “Muitas vezes fazem isto com a classe política. Se coloca na imprensa, se divulga, e o político passa por bandido, por desonesto e por preguiçoso. E hoje se percebe que esta operação que aconteceu, parte dela infelizmente, a propaganda que deram, igual ao caso do papelão, foi vexatório e o Brasil hoje vai perder milhares de emprego, a economia que já está em recessão vai ter problemas”.
Cassol tem razão
No Brasil se criou o imaginário coletivo que a Polícia Federal é infalível, que Sérgio Moro pode tudo e que os procuradores da Lava Jato são os deuses da razão. Estamos longe disso. O combate à corrupção é necessário e deve ser sistemático, mas não podemos fazer isso passando por cima de direitos constitucionais, não podemos permitir um circo midiático apoiado por informações atravessadas, com claros interesses políticos. Se a Lava Jato fosse séria, Aécio Neves estaria preso, tal qual foi preso Eduardo Cunha. Quem disse que solto Aécio não interfere nas investigações, some com provas, coage testemunhas? E os 9 ministros de Temer, todos citados, com provas de depósitos, transferências e outros mimos? O Brasil precisa ser passado à limpo, mas como um todo. No rol da corrupção, o PSDB e o PMDB são tão culpados quanto o PT.
Danos irreparáveis
Os estragos causados pela divulgação de investigações (ou seja, em fase de apuração) são irreparáveis aos envolvidos. Com o “tribunal da internet” operando diuturnamente, sem nenhum critério, vidas são arrasadas e não tem ação que repare esses malfeitos. A Polícia Federal tem que ter um melhor controle sobre suas investigações, trabalhar em sigilo e só revelar detalhes após tudo ter sido devidamente apurado e provado. O que temos hoje é um festival midiático sem nenhum tipo de filtro ou responsável direto.
Falando em vazamentos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes acusou hoje (21) a Procuradoria-Geral da República (PGR) de vazar para a imprensa nomes de pessoas citadas nos depoimentos de delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. A crítica de Mendes foi feita na abertura da sessão da Segunda Turma, colegiado responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato. Mendes citou artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, no último domingo (19). De acordo com o jornal, a procuradoria enviou os pedidos em segredo ao Supremo, mas divulgou extraoficialmente os nomes dos investigados para alguns veículos de comunicação. Para o ministro, a publicação de informações da Lava Jato que estão sob sigilo é uma forma de “desmoralização da autoridade pública” e alimenta uma “caça de escândalos para espetaculização”. Não preciso dizer que Mendes está coberto de razão.
Veneno de aranha pode ter efeito protetor contra derrame
O veneno da aranha-funil, a mais mortífera na Austrália poderá ser o passo inicial para a criação do primeiro tratamento no mundo capaz de evitar que células cerebrais sejam danificadas após um acidente vascular cerebral. É o que revela um estudo inédito da universidade de Queensland, na Austrália. Utilizando pipetas, os cientistas sugaram o veneno de três aranhas da espécie, cujo veneno é capaz de matar o ser humano em até 15 minutos, e identificaram uma proteína chamada Hi1a. Entenderam que a substância se assemelhava a outros compostos químicos capaz de protegerem células cerebrais. A substância foi recriada em laboratório e injetada em ratos. Kate Holmes, vice-diretora de pesquisa da Associação Nacional de Acidente Vascular Cerebral, no país, surpreendeu-se com a descoberta, mas acredita que ainda não se sabe se a proteína poderá ser usada em futuros tratamentos para humanos. “Qualquer tratamento que tenha o potencial de reduzir os danos causados por acidente vascular cerebral é muito bem vindo, especialmente se isso pode beneficiar as pessoas que são incapazes de chegar ao hospital rapidamente, mas ainda é muito cedo para sabermos se esta pesquisa pode oferecer uma alternativa para pacientes com AVC”, ponderou.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE