Rondônia

Censo do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia exige comprovante autenticado em cartório

Rondônia

Os beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), pensionistas e aposentados que optarem por fazer o recadastramento online terão que encaminhar ao Instituto um  documento para a finalização da regularização pelo sistema, que é a Declaração de Vida e Residência, que serve para provar junto à Previdência que o aposentado está vivo.

Aposentada Rosa Alves aproveitou para fazer logo o recadastro

Aposentada Rosa Alves aproveitou para fazer logo o recadastro

“Há casos em que os familiares acabam deixando de informar ao Instituto o falecimento do beneficiário e os proventos continuam sendo destinados à conta dele mensalmente”, disse a diretora de Previdência do Instituto, Universa Lagos.

No site do Iperon http://www.rondonia.ro.gov.br/iperon/, no mesmo link do censo estão disponibilizados dois modelos de Declaração, uma para o próprio beneficiário e outra para  o representante legal, em caso de tutela, curatela ou guarda judicial. Neste caso o termo deverá ser anexado à Declaração. Em ambos os casos, a assinatura do beneficiário e do representante deverá ser reconhecida  por autenticidade em Cartório.

O reconhecimento de firma por autenticidade comprova que o interessado esteve pessoalmente no Cartório, e certifica que o mesmo está vivo, ao contrário do reconhecimento de firma por semelhança, que pode ser feito por terceiros, sem a presença do interessado.

ALUGUEL

Beneficiários da Previdência que não possuem comprovante de endereço no próprio nome, também precisam comprovar residência. Neste caso, o proprietário do imóvel terá que fazer uma declaração com firma reconhecida por autenticidade, confirmando a moradia do beneficiário. Quando o pensionista ou aposentado morar com um parente, como pais, filhos ou irmãos, basta comprovar a afinidade, por meio de documentos de identidade.

Neste mês estão sendo convocados para o recadastramento os aposentados e pensionistas nascidos em fevereiro. O sistema  também está recebendo a regularização de informações dos beneficiários nascidos em janeiro e que deixaram de se cadastrar.

Rosa Alves Chaves, aposentada do Instituto e que faz aniversário em fevereiro, disse que assim que soube do recadastramento procurou logo o órgão para não correr o risco de deixar para a última hora.


Fonte
Texto: Alice Thomaz

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro

Publicados

em

A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública. 

A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.

Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.

A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados ​​em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos. 

Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:

https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/

Formulário eletrônico:

https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA