Saúde
Ceratocone: conheça os sintomas da doença que afeta a visão de jovens
Saúde
O ceratocone causa o afinamento progressivo da córnea. A condição é mais recorrente em jovens com idades entre 10 e 25 anos
O Dia Mundial do Ceratocone é comemorado neste domingo (10/11) para conscientizar a população acerca dos impactos da doença ocular que atinge cerca de 150 mil brasileiros por ano.
A condição é caracterizada pelo afinamento progressivo da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Dessa forma, a córnea deixa de ser redonda e adquire formato de cone, prejudicando a visão e causando distorções visuais e embaçamento.
A oftalmologista Maria Regina Chalita, especialista em córnea, explica que a doença geralmente começa no final da adolescência, podendo progredir até os 35 anos. “Há casos, entretanto, em que crianças com graves quadros de alergia ocular desenvolvem o ceratocone ainda na infância”.
As causas do ceratocone podem se relacionar a fatores genéticos e comportamentais. O ato de esfregar os olhos com muita frequência, por exemplo, pode contribuir para o desenvolvimento da doença. “Esse hábito pode alterar a curvatura da córnea, agravando ou desencadeando o ceratocone”, esclarece a especialista da CBV – Hospital de Olhos.
Sintomas e diagnóstico do ceratocone
Entre os sintomas mais comuns está a alteração rápida no grau dos óculos, especialmente o aumento do astigmatismo. Ademais, a baixa acuidade visual que não melhora totalmente com lentes corretivas e dificuldades de visão noturna também podem estar presentes. Em alguns casos, a condição pode afetar os dois olhos de forma assimétrica, impactando mais um olho do que o outro.
Saúde
Casais revelam fetiches mais populares de 2024, de acordo com pesquisa do Bumble
Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo
Assim, uma nova pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Bumble com 4 mil pessoas indicou que correntes e chicotes não excitam mais as pessoas. Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo.
O segundo fetiche mais escolhido foi ter relações na sacada do apartamento, considerado ao ar livre. Já o terceiro, foi fazer sexo enquanto jogavam videogame. E na quarta posição está acordar um ao outro com sexo oral. Uma tara pouco conhecida surgiu em quinto lugar: muitos afirmaram que malhar juntos nus funcionava bem como um “pré-aquecimento”.
A pesquisa revelou que geração atual prefere uma abordagem mais calma e dócil do sexo. Dentre as atividades sexuais escolhidas, por exemplo, o carinho ficou em primeiro lugar. Outros mimos também foram citados: incluindo dias spa em casa, “ficar na banheira de um hotel com uma vista incrível” e sexo no chuveiro.
Quanto a brinquedos sexuais, apenas 43% dos entrevistados da geração Z disseram que estariam abertos a isso. Em comparação, 54% daqueles das gerações mais antigas afirmaram usar algum tipo de apetrecho para apimentar as experiências no quarto.
POSIÇÕES FAVORITAS
No geral, as posições sexuais favoritas dos casais foram: ajoelhado (74%), cara a cara (72%), ângulo reto (70%), cowgirl (59%) e sexo oral (56%). Já as menos populares escolhidas foram cachorrinho (53%), sessenta e nove (52%) e anal (50%).
Outro detalhe mencionado pela pesquisa é que a geração Z apresenta duas vezes mais probabilidade de escolher a posição “missionário” como a preferida, em comparação aos usuários da geração Y e da geração X.
Fonte: O Globo
-
Polícia5 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia5 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Polícia6 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Agronegócio6 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Rondônia3 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia6 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens
-
Rondônia6 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 16 a 20 de dezembro