Rondônia
Cerca de 300 abordagens de veículos são realizadas no Parque Estadual Guajará-Mirim em operação
Rondônia
Aproximadamente 300 abordagens, onde foram verificadas a situação documental de veículos e condutores, foram realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), em conjunto com o Exército Brasileiro, nas imediações dos distritos de Nova Dimensão e Jacinópolis. A fiscalização ocorre nas principais estradas e ramais da região, durante a “Operação Temporã”, deflagrada em 1º de setembro, para combater os incêndios criminosos no Parque Estadual Guajará-Mirim.
O Detran-RO se uniu às forças de segurança pública de Rondônia, em um esforço conjunto de combate aos incêndios criminosos no Parque Estadual Guajará-Mirim. Desde o dia 31 de agosto, cinco agentes de trânsito do Departamento se juntaram aos demais grupos e autoridades responsáveis pelo planejamento das ações a serem executadas.
Estão em campo, alem do Detran-RO, cerca de 300 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com o apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal, que reforçam as equipes de investigação e combate às queimadas criminosas registradas no Parque, bem como na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
ABORDAGEM DE VEÍCULOS
De acordo com o agente da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Carlos Alessandro da Silva, chefe da equipe do Detran-RO em campo, coube como missão ao Departamento a fiscalização de veículos, para conferência dos veículos e documentos de todos os que transitam pela região.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o apoio da Autarquia auxilia as forças de combate ao fogo, por meio da DTFAT, com a fiscalização de possíveis veículos que possam estar transportando itens que possam auxiliar os criminosos que estão destruindo o meio ambiente. O titular do Departamento de Trânsito salientou que, já estendeu a permanência dos agentes no local, para manter a fiscalização de forma permanente. “Estaremos presentes no apoio às forças de segurança enquanto perdurar a “Operação Temporã.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
Você precisa estar logado para postar um comentário Login