Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

Chutando de bico!

Colunistas

Seleção Brasileira passando vergonha na Colômbia. Brasileirão com novo líder. NFL encaminhando-se para o fim da temporada regular. Giro do esporte em Rondônia.
Brasil perde para a Colômbia e alcança marca negativa histórica. Palmeiras é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Começou na última quinta a semana 11 da NFL.
Que fase! – O Brasil deu vexame no seu último confronto pelas Eliminatórias. E por que? Não dá para aceitar perder para a Colômbia, mesmo fora de casa, e ainda mais de virada. Com todo respeito a Seleção Colombiana, mas era obrigação do Brasil sair com os três pontos. Os comandados do Diniz até começaram bem a partida, e logo aos 3 minutos já estava 1 a 0, gol de Gabriel Martinelli. Parecia que iria atropelar. Mas aos 25 minutos, Vini Jr saiu lesionado. Com a saída da estrela brasileira, saiu também o futebol da Seleção. Domínio total da Colômbia. Se o goleiro Alisson não tivesse inspirado, o placar seria mais elástico a favor dos colombianos. E no segundo tempo, ainda com domínio total da equipe da casa, aos 5 minutos, com dois gois de cabeça de Luis Díaz, a Colômbia virou, somou mais três pontos e subiu para a terceira colocação. E o Brasil, que nunca havia perdido dois jogos seguidos nas Eliminatórias, amarga a quinta colocação. E agora? Será que a era do “Dinizismo” está mais para o “Baguncismo”. Aguardaremos os próximos capítulos. E que capitulo, O Brasil receberá a Argentina na próxima terça-feira (21) no Maracanã às 20h30.
Novo Líder – Desde a terceira rodada do Brasileirão Assaí 2023, o Botafogo não perdia a liderança. Porém, a última rodada, antes da parada para as eliminatórias da Copa do Mundo, mexeu com a liderança. Com a vitória do Palmeiras sobre o Internacional, e o empate entre Botafogo e RedBull Bragantino, o Verdão assumiu a liderança (com um jogo a mais que o Glorioso). A briga pelo título está mais aberta do que nunca, RedBull Bragantino e Flamengo, ainda sonham, pois tem um jogo a menos que os demais postulantes ao título, com exceção do Botafogo. Na parte debaixo da tabela, a disputa também é acirrada para não cair. Goiás, Cruzeiro, Bahia, Vasco e Santos, brigam para ficar longe das duas últimas vagas para a Série B. Afinal, o América-MG já está matematicamente rebaixado, e o Coritiba precisa de um milagre. Com a pausa pela Data Fifa, o Brasileirão volta a campo na sexta-feira (24) a partir das 20h. E os jogos restantes sendo disputados no sábado, domingo e segunda-feira.
NFL – Reta final da temporada regular da bola oval. Na quinta (16) o Baltimore Ravens recebeu o Cincinnati Bengals, que se encontra numa crise sem fim, e pior, seu quarterback Joe Burrow saiu da partida lesionado, e preocupa para os próximos jogos. Os Ravens venceram por 34 a 20. Com a derrota, os Bengals amargam a lanterna da divisão. Mais 13 jogos fecham a semana 11, no próximo domingo (19) e segunda (20). Destaque para o Sunday e Monday Night Football, os jogos do horário nobre da NFL no EUA. No domingo (19), às 21h20 o Denver Broncos recebe o Minnesota Vikings, e na segunda-feira o Kansas City Chiefs vai a campo contra o Philadelphia Eagles às 21h15.

Tabelinha rondoniense
Participação significativa no JEBs. Judô em Ji-Paraná. Ruralzão em Ouro Preto.
JEBs – Na última semana, os atletas que representaram Rondônia no Jogos Escolares Brasileiros, disputados na capital federal, bateram recorde de premiações. Foram 30 medalhas e 3 troféus conquistados. O Estado de Rondônia teve 199 atletas na competição.
Judô em Jipa – No sábado (25), acontecerá a 27ª Copa Cidade Ji-Paraná de Judô. Mais de 450 atletas de 19 cidades, irão competir neste dia, na quadra de esportes Barcelona. Evento faz parte do calendário de aniversário da cidade. As lutas serão disputadas entre as categorias de 7 a 17 anos, e também a Sênior, no masculino e feminino.
Campeão – Sábado (11), no campo do Filadélfia, saiu o campeão do Ruralzão 2023, na categoria Titular. Decidido nas penalidades, o Santa Helena sagrou-se campeão. No sábado anterior, mas na categoria Aspirantes, a equipe do Santa Helena também conquistou o título.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA