Rondônia
Com estoque crítico, Fhemeron pede que população doe sangue para salvar vidas
Rondônia
O estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), está em situação preocupante por falta de doações. Os grupos O+, A+, O- e A- estão abaixo dos níveis normais, a situação é considerada crítica.
“O estoque de sangue está preocupante em todo o Estado. Houve uma queda muito grande, de 30% do número de doações. Geralmente possuíamos diariamente um número de 100 pessoas vindo até a Fhemeron para doar sangue e isso não ocorre mais. O mundo inteiro está vivendo uma queda no estoque em consequência do aumento de casos de covid-19 e suas variantes, além do surto de gripe, mas os pacientes continuam precisando”, enfatizou Maria Luiza Pereira, assistente social e gerente de capacitação
DOAÇÃO DE SANGUE
As duas doenças gripais e a covid-19 deixam as pessoas temporariamente inaptas para doar sangue. Os novos critérios para doação foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil. Agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias.
As orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue em relação ao risco de infecção pela coronavírus, são as seguintes: pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após dez dias da data da realização do teste, já voluntários que tiveram contato com casos positivos podem doar depois de sete dias da última interação. Quem realizou isolamento voluntário ou por orientação médica fica habilitado a doar após finalizar o tempo de indicação de isolamento.
Quanto às pessoas vacinadas com os imunizantes contra a covid-19 devem aguardar o tempo de sete dias, apenas para a Coronavac, que o doador pode esperar 48 horas para doar.
FUNCIONAMENTO
A Fhemeron funciona de segunda-feira a sexta-feira de 7h15 às 18h, aos sábados até às 12h, localizada ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro e do Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho.
Os cinco Hemocentros regionais de coleta nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena continuam atendendo.
“Lembrando que com a sua doação, você estará salvando até quatro vidas. A doação de sangue é segura, pois todo o material utilizado para a coleta é descartável e de uso único”, pontuou a assistente social.
QUESITOS
Documento oficial com foto;
Sentir-se bem de saúde;
Ter dormido no mínimo 6h na noite anterior;
Estar bem alimentado antes de doar;
Ter acima de 50kg;
Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12h;
Ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 só podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis.
Rondônia
Missões estratégicas e humanitárias marcam ações de proteção e resgate em 2024
O ano de 2024 foi marcado por avanços nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A corporação se destacou pela ampliação da infraestrutura, modernização tecnológica, capacitação de equipes e operações marcantes em diferentes frentes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em equipamentos, estruturas e capacitações fazem a diferença no atendimento aos rondonienses, garantindo mais proteção para população.
Em 2024, o CBMRO realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emergências urbanas e desastres naturais. Apostando em inovação, foram adquiridas viaturas especializadas, drones e equipamentos de resgate de alta performance. Essas ferramentas aumentaram a eficiência e segurança das operações, especialmente no combate a incêndios e em situações de resgate em áreas de difícil acesso.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento estratégico da Corporação durante o período desafiador dos incêndios florestais resultou em uma redução significativa dos focos de incêndio criminosos em áreas críticas como Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Costa Marques. O helicóptero Falcão 2, equipado com o sistema Bambi Bucket com capacidade de arrebatar 450 litros d’água, desempenhou papel essencial no combate aéreo.
O governo de Rondônia contratou ainda 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim.
EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA
Dentre os avanços no ano, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura, um equipamento pioneiro que amplia o padrão de treinamento dos bombeiros nas operações em locais elevados. Também foi entregue o novo Centro de Ensino da Corporação, considerado referência para a formação e qualificação dos militares.
A expansão da infraestrutura contemplou, ainda, a entrega do quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) e o início da construção de duas novas unidades: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Pimenta Bueno, e o Quartel de Buritis. As melhorias ampliam o alcance operacional da instituição em regiões estratégicas.
VALORIZAÇÃO
A formação continuada também foi evidenciada em 2024. A participação dos servidores em cursos nacionais e internacionais, abordando temas como combate a incêndios florestais e resgates complexos, resultou em uma tropa ainda mais qualificada e preparada para os desafios.
MISSÃO HUMANITÁRIA
Um dos momentos mais marcantes de 2024 foi a missão humanitária realizada pelo governo de Rondônia para atender às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o CBMRO atuou fora do estado. A equipe realizou 553 atendimentos diários, incluindo resgates, transporte aeromédico e distribuição de donativos.
O governo enviou, por meio do CBMRO, viaturas, embarcações, drones e outros equipamentos de salvamentos, necessários para atuação em situações de desastres. Para compor as equipes da Força-Tarefa, foram designados militares de todo estado. Durante a operação foram utilizadas uma aeronave “Caravan”, quatro caminhonetes e duas embarcações.
As equipes foram compostas por:
- Dois binômios;
- Dois pilotos;
- Dois copilotos;
- Dois operadores aerotáticos;
- Um enfermeiro;
- Dois médicos; e
- Demais militares especialistas em salvamento terrestre.
No retorno a Rondônia, o governo do estado entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária. Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, a operação demonstrou a capacidade técnica e a solidariedade dos bombeiros de Rondônia. “Foi uma missão desafiadora e histórica para nossa corporação. Mostramos que estamos preparados para atuar não apenas em Rondônia, mas em qualquer lugar onde nossa ajuda seja necessária”, afirmou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo