Rondônia

Comunidade do distrito de Surpresa vai ser contemplada com ações do Barco Hospital Walter Bártolo neste domingo, 13

Rondônia


Barco Hospital irá atender a comunidade de Surpresa que fica em Guajará-Mirim

O Governo de Rondônia em parceria com o município de Guajará-Mirim, realiza mais uma ação com o Barco Hospital Walter Bártolo disponibilizando diversos serviços médicos para a comunidade do distrito de Surpresa e as aldeias indígenas, entre elas: Sagarana, Baía de Coca e Pedral. O deslocamento da Unidade de Saúde Fluvial acontece no dia 11 e os atendimentos iniciam dia 13 e se estende até 19 de março, com previsão de retorno à Guajará-Mirim dia 21.

O coordenador chefe do Barco Hospital Geovani Guastala, diz que a ação nessas localidades conta com a parceria o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).

A unidade fluvial possui uma equipe multidisciplinar com o objetivo de prover uma assistência integral à saúde das comunidades contempladas com as seguintes ações: médico clínico geral; cardiologista; dentista; médico oftalmologista; serviços laboratoriais; assistência farmacêutica; assistência de enfermagem; assistência social; vacinação para população; vacinação animal; testagem rápida da covid-19.

Vão ser aplicadas 18 tipos de vacinas, tanto para crianças quanto para adultos, que são: Tuberculose DTG; Hepatite A; Hepatite B; Tétano e Difteria; Tríplice Bacteriana (DTP); Difteria, Tétano e Paralisia Infantil (DTPa); Pentavalente; poliomielite (VIP); Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Meningocócica ACWY; Influenza; HPV; Varicela; VOP; Tríplice Viral; Febre Amarela;

Serão disponibilizadas também vacinas da covid-19, conforme a faixa etária e dosagem (1ª dose, 2ª e reforço) da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Pfizer pediátrica.

“O Governo de Rondônia tem o objetivo de atender todas as demandas do Estado, levando qualidade de atendimento de saúde, prevenção à covid-19 para as regiões remotas”, ressaalta o gestor da Secretaria de Estado da Saúde  (Sesau) Fernando Máximo.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA