Colunistas
CONFÚCIO E O BLOG QUE TAMBÉM CRITICA SEU PRÓPRIO GOVERNO
Colunistas
Quem quiser saber o estado de espírito do governador Confúcio Moura, tem que ler seu Blog. Ali ele manda recados, xinga, protesta, ameaça, avisa o que vai fazer, cobra de secretários e assessores e desce o cacete, quando acha que tem que fazê-lo. Sem meias palavras. Veja só algumas das pérolas postas no Blog do Confúcio, pelo Governador, nos últimos dias:
– “Folha de ponto dos servidores”. “Isto aqui é de matar. Todo mês sobe gente do interior à capital para entregar as benditas folhas de ponto. Grande parte extraviada. O servidor não recebe o salário. E aí vira um ziriguidum do diabo. Acabem com isto, pelo amor de Deus. Internet está aí nos seus beiços”.
– Sobre passagens aéreas: só serão liberadas, a não ser casos justificados e urgentes, aquelas que foram reservadas com 15 dias, no mínimo Motivo: preço da passagem. As viagens para o interior serão realizadas também por ônibus, em vez de avião”.
– Sobre obras: “cansei de ser besta. O Governo do Estado se metendo no que não deve. Rua da Beira – Governo fez. Anel Viário de Ji-Paraná, uma fortuna, vinte anos de promessa, Governo fazendo. Rodovia Cerejeiras a Pimenteira (BR federal), Governo fazendo até pontes. BR 421 trecho Km 90 a Campo Novo – federal – Governo fazendo e mais 70 milhões. Aeroporto de Ji-Paraná – voos parando. DER foi lá e fez. Levei a conta ao Governo Federal – 170 milhões. Rolo. Fui pra lá, fui pra cá, com a cara de Mané e nada. Nada, nada, nada. Teve gente que me falou: quem mandou você fazer? Viu! o que é que o Estado ganhou? Ainda bem que está servindo ao próprio Estado”.
– Sobre o consumo de energia de uma escola pública (ele não citou o nome) O Governo corta o consumo de água e luz e só uma escola gastou R$ 72 mil reais de energia em um único mês”.
– Tem muito mais, mas ainda há uma reclamação dele contra o Dnit, sobre o Anel Viário da Capital, envolvido em poeira no verão e em barro no inverno. Por fim, o governador relatou: “Há reclamação do Hospital do Câncer e das Irmãs Santa Marcelina sobre a estrada do Expresso Porto. Mais de 1 mil carretas que circulavam pelo centro da cidade foram tiradas e elas estão cortando voltas na região. As entidades pedem que o Governo do Estado realize a pavimentação. Depois de dizer que a obra é de responsabilidade do governo federal, Confúcio lamenta: “E agora, José? ? A faca enfiada no meu umbigo. Nem morto vou fazer estrada toda. Só um pedacinho para não ser excomungado por São Judas e Santa Marcelina. Eu quero ir pro céu”!
Confúcio não pode ser acusado de não ser transparente!
JBS VOLTA AO ABATE
O Grupo JBS, enterrado até o pescoço em escândalos, quer tentar sair dessa ciranda, buscando alternativas no trabalho e na ação produtiva. O gerente regional do Grupo Friboi em Rondônia, Bruno Brainer, disse em entrevista à Rádio Globo (SGC), que a partir desta semana, as quatro indústrias do grupo no Estado vão voltar a abater 80 mil cabeças por mês, produzido mais de 209 toneladas de uma das carnes consideradas de melhor qualidade no país. Do total da produção local, 85 por cento abastece o mercado interno e 15 por cento vai para a exportação. Os produtores rurais de Rondônia, que estavam vivendo dias de insegurança e temor, por causa da enorme crise econômica e ainda pela situação em que o vive o JBS, começam a respirar mais aliviados. Com o abate de quatro mil cabeças/dia, aproximadamente, as quatro plantas do Grupo frigorífico volta ao normal, trazendo normalidade também para o setor produtivo. Enfim, uma boa notícia, depois de semanas de insegurança…
MUITO OURO NO MADEIRA
Aos poucos, o garimpo volta à área proibida do rio Madeira, já que nunca há fiscalização permanente. Dragas e balsas trabalham das oito da noite às quatro da madrugada, mais ou menos, próximo à ponte, no bairro da Balsa. Antes do amanhecer, todos se recolhem para áreas bem mais distantes da área urbana. No domingo, quem passava pela ponte em direção a Humaitá, podia observar pelo menos meia centena de balsas e algumas dragas, garimpando ouro muito perto do centro da Capital. O garimpo nessa região é proibido, mas é bom que se diga que é exatamente entre cerca de 1 quilômetro da ponte em direção ao Baixa Madeira quanto outro quilômetro na direção das hidrelétricas, que se concentra um rico veio de ouro, ainda inexplorado. É por isso a concentração de tantos garimpeiros na área, mesmo correndo o risco de serem presos e de terem seus materiais apreendidos. Uma balsa pequena tira, por dia, em torno de 130 a 140 gramas de ouro do Madeira, naquela área. Em 30 dias, seriam 4 quilos e 200 gramas. Mais ou menos 525 mil reais. As dragas chegam a tirar entre 150 e 200 gramas por dia. Por isso, vale o risco. É só fazer a conta.
VISITANTES DO TERROR
Visitas ilustres não param de chegar no aeroporto internacional Jorge Teixeira, aquele mesmo que, de internacional, só tem o nome. Nessa semana, mais duas dezenas de ilustres convidados desceram de potentes aeronaves, para ocuparem celas no Presídio Federal de Porto Velho. São todos criminosos de alta periculosidade, dessa vez gangueiros do Rio Grande do Sul, que comandam o crime organizado de dentro das cadeias e que, como os gaúchos não mais os suportaram, nos mandaram embrulhados em algemas, como mais um presente grego. Quando esses bandidões vêm para cá, trazem junto parte da sua quadrilha, embora das autoridades de segurança jurem que isso não existe. Quem sabe o quanto a criminalidade em Porto Velho aumentou depois da vinda de Fernandinho Beira Mar, Marcola e outros para cá, sabe bem o que aconteceu. Os asseclas ficam perto dos presídios, esperando as ordens dos chefões que, sim, sempre chegam a eles. O filme vai se repetir.
RESOLVENDO NUMA CANETADA
Atendendo pedido do Sindur, o sindicato dos servidores da Caerd, que estão em greve há semanas, sem receber qualquer contra proposta do governo, o Judiciário decidiu também intervir na estatal, como tem feito na Prefeitura e no governo do Estado, determinando a demissão de comissionados e a contratação apenas de concursados. A decisão, em primeira instância, atende ação civil público do Sindur e determina que a estatal demita todos os comissionados em 90 dias e que, a partir de agora, contrate apenas comissionados. Numa canetada, portanto, a Justiça de Rondônia tenta acabar com um caso em debate no país há décadas: a contratação de CDS, ou seja, aqueles servidores que são escolhidos pelos chefes das instituições, entidades ou empresas de economia mista, para trabalharem, sem terem prestado concurso. A legalidade ou não dessa decisão certamente ainda será discutida em instâncias superiores, mas que é um grande avanço contra o empreguismo no serviço público, é sim! Mesmo que seja também uma interferência de um poder sobre o outro, o que, na essência, parece inconstitucional.
DIA HISTÓRICO
É só o começo, mas já se deve comemorar sim! Desde esta segunda, último dia de julho, consultas, tratamento com quimioterapia e coletas de sangue do Hospital do Câncer de Barretos, Unidade Porto Velho, começam a ser realizadas nas dependências do Hospital de Câncer da Amazônia, na BR-364. É o novo e gigantesco hospital, que poderá atender até 10 mil pessoas/mês, construído com apoio da comunidade, que dá início ao seus serviços para milhares de rondonienses e doentes de estados vizinhos, que também serão beneficiados. Os demais atendimentos permanecem no Barretinho, junto ao Hospital de Base, como a endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, cirurgias, biópsia, ultrassom, internações e pronto-socorro. O grande Hospital do Câncer da Amazônia já é uma realidade. Rondônia tem mesmo que comemorar. E agradecer ao dr. Henrique Prata e toda a sua equipe, que tantas vidas têm ajudado a salvar.
NEGÓCIOS NA COREIA
Negócios na Ásia: em busca de novos mercados para nossos produtos (nossa carne, por exemplo, já é exportada para 45 países), o vice governador Daniel Pereira e o superintendente da Indústria e Comércio, Basílio Leandro, estão na Coreia, numa visita oficial de 10 dias. Produtos como café, peixe, castanha, açaí, cupuaçu, soja, arroz e milho, obviamente destacando-se a carne bovina de grande qualidade aqui produzida, estão sendo apresentados a um mercado de alto consumo e que está em busca de mais parceiros comerciais. Ameaçados por seus irmãos do norte, uma ditadura comunista que transformou a Coreia do Norte num dos países mais perigosos do mundo, inclusive por seu arsenal atômico, os 50 milhões de sul coreanos vivem num território que apenas um terço do de Rondônia, por exemplo e se destacam pelo grande avanço na educação. Daniel Pereira e Basílio andam encantados com o que estão vendo por lá…
PERGUNTINHA
Será que o parlamento brasileiro vai começar mesmo a definir, nessa semana, o caso da aceitação das denúncias contra o Presidente Temer ou permitirá que o mandato dele fique agonizando por mais alguns meses?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo