Rondônia
Cremero transmite reunião em apoio ao Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio
Rondônia
Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), Associação Médica Brasileira de Rondônia (AMB/RO), Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremero) e Programa de Residência Médica de Psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro se unem para levar informação em Mês de Prevenção ao Suicídio – É preciso agir.
Segundo dados da OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Por isso, milhões de pessoas são afetadas por casos de suicídio a cada ano, incluindo o luto. Estudos indicam que cada caso de suicídio tem sério impacto na vida de pelo menos outras seis pessoas de forma direta. Para tratar desses e outros assuntos que envolvem o setembro amarelo e que devem estar sempre claro e de fácil acesso à população, na tarde desta quinta-feira (24), as 17 horas acontecerá uma reunião com representantes do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), Associação Médica Brasileira de Rondônia (AMB/RO), Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremero) e Programa de Residência Médica de Psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro. A reunião será transmitida pelo canal do Youtube Cremerooficial.
De acordo com o Diretor-Secretário do NPR, Dr. Humberto Müller, a pauta não será técnica e sim com assuntos de interesse para toda a sociedade independente se profissional da área da saúde ou não. “Falaremos sobre o Setembro Amarelo e todas as questões que envolvem o suicídio e demais doenças mentais tão frequentes no nosso dia a dia. O suicídio envolve vários fatores socioculturais, genéticos, existenciais e ambientais. A existência de um transtorno mental é considerada um forte fator de risco para o suicídio”, esclareceu Dr. Humberto Müller.
Na oportunidade, além de unir as quatro instituições que englobam a Psiquiatria do Estado de Rondônia, os participantes apresentarão o papel de cada uma delas que atuam a serviço de toda população. “O atendimento do psiquiatra é fundamental para detectar em cada paciente os riscos de suicídio. Com informação e acompanhamento conseguimos de fato salvar vidas e dar o tratamento adequado para cada caso”, ressaltou o Presidente do Cremero e também psiquiatra, Dr. Robinson Machado.
—
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia7 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia7 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Rondônia6 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia7 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
-
Brasil4 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia7 dias atrás
Governo de RO trabalha na melhoria da sinalização de rodovias estaduais