Rondônia

Cristiane Lopes ressalta a importância dos professores e reitera compromisso

Rondônia

Entre as propostas para os profissionais, Cristiane Lopes defende: a implementação de uma nova Política para a Carreira dos Professores de Porto Velho

Neste Dia dos Professores, a candidata a prefeita pelos progressistas, Cristiane Lopes, presta homenagem a esses profissionais, e reitera seu compromisso, assegurando que está pronta para cuidar dos professores com o respeito e a dignidade que eles merecem. Ela sabe profundamente o valor que tem essa tão importante categoria na formação cultural, intelectual e de mão de obra no Estado de Rondônia.

“ Ser professor é muito mais do que exercer uma profissão honrada, é assumir uma missão de amor e fraternidade. Não há outra palavra mais forte do que dizer simplesmente “obrigada”, pois, é impossível se dimensionar a importância do Professor na construção de uma nova humanidade através da transformação do pensar e agir, pelo conhecimento adquirido”

A candidata, expôs ainda, a falta de valorização e o baixo salário de um professor da Rede Pública Municipal de Porto Velho, que está entre os piores do país sendo de R$1.800,00 para uma jornada de 25 horas. “ O IDEB do nosso município é vergonhoso e mesmo assim houve comemoração por parte da prefeitura. Só metade das escolas municipais atingiram o IDEB 2019. E a outra metade? Esquecida por não haver um plano de ação para as escolas com baixo rendimento, escolas na capital e nos distritos” enfatiza a candidata.

Entre as propostas para os profissionais, Cristiane Lopes defende: a implementação de uma nova Política para a Carreira dos Professores de Porto Velho com diálogo, respeito e principalmente apoio do Ministério da Educação, além de melhoria salarial que é possível pelos recursos oriundos do FUNDEB. Além disso, será realizada a implantação do Centro de Formação Continuada.

E nesta oportunidade Cristiane Lopes além de homenagear a todos os Professores e servidores, rende a cada um os agradecimentos pela inestimável folha de trabalho prestado às nossas crianças e adolescentes de Porto Velho. “Que Deus possa retribuir tudo isto, concedendo a cada professor e servidor, muita paz, muita harmonia, muito sucesso, muita saúde e vida longa”. finaliza.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA