Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

Denunciado por favorecer esposa com contratos, Chefe da Casa Civil quer ser conselheiro do TCE

Colunistas

E ainda, órgãos de fiscalização “se fazem de gato morto” em relação às denúncias contra a presidente da Caerd

Olha essa

Meses se passaram desde que começamos a denunciar os desmandos promovidos pela presidente da Caerd, a companhia de distribuição de águas e saneamento de Rondônia e até hoje, nenhum órgão fiscalizador se mexeu no sentido de, ao menos, chamar Iacira Azamor para prestar esclarecimentos. Ela continua, sistematicamente, desrespeitando determinações judiciais e promovendo o desmonte criminoso da Caerd, que deve ser vendida em breve.

Nem os deputados

Unzinho sequer convocou Iacira para explicar o que anda ocorrendo na companhia. Aliás, os deputados e as maiores autoridades do Estado, ao que tudo indica, estavam mais preocupados em participar do regabofe que foi o aniversário do presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, no espaço Multieventos na última sexta-feira. Conselheiros, deputados, vereadores, enfim, a nata da política rondoniense…

Falando em conselheiros

O chefe da Casa Civil Emerson Castro, que foi denunciado ao Ministério Público do Estado por usar a influência do cargo para manter contratos da empresa de sua esposa com a Casa do Ancião, e conforme diversas denúncias que vem sendo feitas na imprensa desde 2014 (e nem vou colocar a de PAINEL POLÍTICO para não dizerem que é perseguição – Essa foi publicada pelo Rondoniagora – http://www.rondoniagora.com/politica/empresa-da-esposa-de-secretario-tem-contrato-ilegal-no-governo), quer ser Conseheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Isso mesmo

Emerson Castro vem trabalhando pesado nos bastidores para tentar ocupar uma das 7 cadeiras de Conselheiro do TCE. Não duvido que tenha sucesso, afinal, estamos na republiqueta de bananas cujos órgãos de fiscalização só enxergam o que querem enxergar. Essa situação que envolve Castro e a empresa de sua esposa é no mínimo imoral. Nem vou falar de legalidade, mas em qualquer país sério ele estaria muito, mas muito longe mesmo da vida pública. Chega a ser um acinte que se cogite tal composição, mas ela existe.

Limpou a área

Ele conseguiu rifar o secretário de Administração George Braga e o vice-governador Daniel Pereira, que vinham trabalhando pela vaga. Como disse um alto cardeal peemedebista certa vez, “Castro continua no cargo porque ele tem coragem de fazer o que outros não tem”. O que exatamente ele quis dizer com isso, só Confúcio saberia responder…

Caravana

E ainda tratando de fiscalização (ou a falta dela), Brasília continua sendo o destino preferido dos vereadores rondonienses. Desde a semana passada que comitivas e mais comitivas aportam na capital federal, de edis de praticamente todos os municípios com a velha conversa de “protocolar documentos” e “pedir emendas”. Até quando o Tribunal de Contas e Ministério Público vão fazer vista grossa para essa gastança desnecessária? Essas viagens custam caro aos cofres municipais e não trazem nenhum benefício de fato. E mais uma vez vale lembrar, os deputados federais e senadores de Rondônia possuem escritórios de representação no Estado, pagos com dinheiro público. Eles também estão todos os finais de semana em Rondônia. Exceto, é claro, quando não estão em Harvard fazendo algum curso…

Falando em senador

Ivo Cassol, indicado pela liderança do PP, assume uma das mais importantes comissões do Senado, a Permanente de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O senador, como presidente, será responsável em colocar em pauta projetos, discussões sobre Política Agrícola e Fundiária, colocar assuntos importantes que serão debatidos em audiências públicas, tratar da Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, Seguridade Social Rural, Ensino Rural e Concessão de terras Públicas. A comissão é estratégica, principalmente para Rondônia, um Estado eminentemente agrícola. Sem contar que é “a praia” do senador.

Não viu?

Então assista abaixo a íntegra do depoimento de Lula à Justiça Federal nesta terça-feira em Brasília.

Íntegra do depoimento do ex-presidente Lula por painelpolitico

Para entender

Já viu as páginas dos livros didáticos de Ariquemes que estão causando toda a confusão, processos e debates acalorados, inclusive um pedido de liminar com proibição de se manifestar sobre o assunto em redes sociais? Não? Então CLIQUE AQUI para entender o problema.

Assistir à TV por muito tempo pode aumentar riscos de diabetes infantil

Crianças que passam mais de três horas por dia diante da TV ou de um computador podem ter mais risco de desenvolver diabetes, segundo estudo divulgado esta semana por pesquisadores da Universidade de Londres. O aumento dos níveis de gordura corporal e a resistência à insulina em crianças teriam relação com períodos prolongados em frente a uma tela. Os fatores de risco do diabetes foram medidos em 4.495 crianças de nove e dez anos de escolas primárias de Londres, Birmingham e Leicester, no Reino Unido. As crianças que disseram que passam a maior parte do tempo assistindo TV ou usando dispositivos eletrônicos foram mais propensas a apresentar os fatores para a doença. De acordo com os cientistas, o levantamento tem “interesse potencial considerável na saúde pública”: “Isso é particularmente relevante, dado o aumento dos níveis de diabetes tipo 2, o surgimento precoce do risco da doença e as tendências recentes de que as atividades relacionadas ao tempo em frente à tela estão aumentando na infância, o que pode alterar padrões de comportamento em outros estágios na vida”. O número total de prescrições dadas para tratar o diabetes tipo 2, uma doença associada à obesidade e estilo de vida, aumentou em quase 35% em quatro anos no Reino Unido. Com base nas tendências atuais, 5 milhões de britânicos serão portadores da doença até 2020, cinco anos antes do que se pensava. Os pesquisadores disseram que a ligação entre os fatores de risco do diabetes e o tempo em frente a telas foi observada mesmo quando eram levados em conservação outros fatores influentes, como renda familiar, níveis de atividade física e estágio da puberdade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA