TJ RO

Desembargador do TJRO participa de programação no CNJ que marca os 18 anos da Lei Maria da Penha 

TJ RO

Fotografia mostra Maria da Penha discursando e desembargador Alvaro Kalix olhando para ela

Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência (Cocevid), o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Álvaro Kalix Ferro, participou nesta semana da XVII Jornada Maria da Penha, evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça para marcar o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. O desembargador compôs a mesa de autoridades no evento, realizado em uma escola em Brasília, que contou com a presença de ministros do STF, autoridades locais e de Maria da Penha Fernandes, cuja história de vida ganhou destaque internacional e deu ensejo à lei. À tarde, o magistrado participou de uma programação no CNJ sobre direitos das mulheres com palestrantes de renome nacional. 

Fotografia mostra mesa de autoridades olhando para o Ministro Luis Roberto Barroso discursando

A cerimônia de abertura da jornada foi na Escola Classe JK Sol Nascente, em Brasília. Durante o evento, a biofarmacêutica Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica e que estava presente, teve sua trajetória lembrada e reverenciada. A ativista de 79 anos, que sofreu duas tentativas de feminicídio e teve seu caso levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o que resultou na Lei n. 11.340/2006 – A Lei Maria da Penha. “Em nome da Justiça brasileira, é preciso reconhecer que, no seu caso, ela tardou e não foi satisfatória. Pedimos desculpa em nome do Estado brasileiro pelo que passou e pela demora na punição”, disse o presidente do STF Luís Roberto Barroso, na cerimônia. 

Fotografia mostra quatro fotos do desembargador participando dos eventos

A presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), Teresa Cristina Cabral Santana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, o governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, a secretária de Justiça do DF, Marcela Passameni, também participaram da cerimônia de abertura, além dos alunos da escola, que ficaram emocionados com a história da ativista. 

 “Temos um marco de uma mudança de mentalidade de crianças e adolescentes, que pode fazer com que essas pessoas quando estiverem adultas possam olhar para trás e ver quanto era difícil esse tempo de violência contra a mulher e que isso tenha passado”, desejou o desembargador do TJRO em sua fala na segunda parte do evento, que aconteceu no auditório do CNJ com a participação da professora Flávia Piovesan; a desembargadora Adriana Mello; a conselheira de notório saber do CNJ, Alice Bianchini e a conselheira Renata Gil e a ativista Luiza Brunet. As palestras trataram de direitos das mulheres. 

Assessoria de Comunicação Institucional 

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA