TJ RO

Desembargadores do TJRO palestram sobre precedentes obrigatórios em evento nacional 

TJ RO

fotografia mostra os dois desembargadores sentados no dispositivo com painel atrás com nome do evento

A quarta edição do projeto Conexões Jurídicas, promovida pelo site Jusbrasil este mês, teve como principal atração os desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia, Alexandre Miguel e Marcos Alaor Diniz Grangeia, membros da 2ª Câmara Cível. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Jusbrasil no Youtube, onde já ultrapassou a marca de 2,1 mil visualizações. 

O evento promoveu reflexões sobre os precedentes na atualidade com especialistas  renomados do mercado. A ideia foi compartilhar cases de sucesso e insights sobre o tema e tecnologia dentro do universo jurídico.

Ao destacar a importância dos precedentes para garantir a segurança jurídica, o desembargador Marcos Alaor, que já presidiu o TJRO no biênio 2022-2023 e atualmente é vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral Rondônia, elencou os desafios para garantir um sistema híbrido em que harmonize o sistema Comom Law e Civil Law e alto volume de processos judiciais. “É necessário promover uma cultura de precedentes por meio de uma educação jurídica eficiente, realização de eventos como esse, reflexão, porque, ao meu modo de ver, a doutrina não tem sido eficiente”, defendeu. 

Segundo a palestrar no evento, o diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, Alexandre Miguel também pontuou sobre a necessidade de mudança na cultura jurídica para que os precedentes possam ser aplicados. “Essa resistência foi reforçada por essa falta de uma formação jurídica eficiente e adequada que valorizasse a análise dos precedentes. Com isso há uma quebra de segurança jurídica, do princípio da igualdade e da liberdade nesses futuros julgamentos”, disse.

O debate também teve participação de Isabel Franco, legal expert do Jusbrasil e de Paulo Eduardo Alves da Silva, professor associado da USP. 

Confira a palestra

Assessoria de Comunicação

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA