Rondônia

Detran realiza aula inaugural de curso para mototaxistas em Porto Velho nesta quinta-feira, 3

Rondônia

 

A Escola Pública de Trânsito promove ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (Ceptran) realiza nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho, cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 e aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para mototaxistas.

Qualificando em todo Estado,  condutores de transporte coletivo de passageiro, de veículo de emergência, de transporte de produtos perigosos, transporte de cargas indivisíveis, mototaxistas e condutores do transporte escolar, a Escola Pública de Trânsito, cumpre o que é estabelecido no artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”. 

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que a Escola Pública de Trânsito (Eptran) se destina a promover a política nacional de trânsito, bem como a execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.  

“Para abertura do calendário escolar 2022, também realizaremos aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para 4 turmas de mototaxistas de Porto Velho. Além do cumprimento da função institucional, que tem a educação de trânsito como pilar, a Eptran também promove uma devolutiva social, qualificando condutores, gerando emprego e renda”, informou a diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Detran, Cláudia Roberta Stochi. 

Os cursos ofertados pela Ceptran são organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimentos de direção defensiva, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, relacionamento interpessoal no trânsito e saúde emocional dos condutores,  direção psicológica, que primam pela observância do direito a um trânsito seguro para todos.

A cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 acontece às 13h no Teatro Banzeiros na Capital.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA